Ventilação

Ventilador

Para combater o calor e ajudar na circulação de ar o ventilador é a opção mais acessível. Barato e que não necessita de instalação complexa para usar. Esses aparelhos são ideias para residências, bem como bares, igrejas, lojas, escolas e outros lugares que precisam de ar circulando.

O que é ventilador?

O ventilador é um aparelho mecânico usado para refrigerar um ambiente, ou mesmo outro aparelho ou mecanismo. Eles tem dois modelos básicos: os sopradores, que sopram ar para o ambiente; e os exaustores, que sugam o ar, muitas vezes refrigerando também.

Como funciona um ventilador

O funcionamento do ventilador se dá através do giro das pás, que cria uma corrente de vento. Em contato com o corpo humano, esse vento evapora o suor, causando a sensação de frescor. Estima-se que um ventilador reduza a sensação térmica em até 3ºC.

Tipos de ventiladores

Existe mais de um tipo de ventilador disponível no mercado. Cada um desses tipos tem sua eficácia e porque deve ser usado. Entenda melhor os tipos de ventiladores para descobrir qual o ventilador ideal para você.

Ventilador de teto

Os ventiladores de teto são pesados e potentes. Os melhores para refrigerar o ambiente. Pode funcionar tanto como ventilador quanto exaustor. Possui três ou mais hélices e, muitas vezes, luminárias também.

Esse tipo de ventilador é o mais indicado para ambientes grandes, espaçosos e com tetos altos.

Ventilador de parede

Usado em ambientes comerciais, o ventilador de parede é um aparelho grande e pesado que é fixado na parede. Ele é muito potente em produzir vento, com seu jato chegando em até 20m². Pode ficar fixo ou girar.

Ventilador de mesa

O mais tradicional modelo de ventiladores é o de mesa. Pequeno, leve e fácil de carregar, essas comodidades cobrar o preço na potência do aparelho. Pode climatizar bem ambientes pequenos, mas não é indicado para ambientes maiores ou com mais pessoas.

Ventilador de coluna

Aparelho muito semelhante em características ao ventilador de mesa, o ventilador de coluna também é indicado para ambientes menores. Ele é, em comparação, mais silencioso que o modelo de mesa.

Circuladores de ar

Muitos não consideram o circulador de ar um ventilador, mas o funcionamento do aparelho é o mesmo. Ele é grande e ótimo para circular o ar. O problema é que seu tamanho e potência acabam tornando um aparelho mais caro que consome mais energia que um ventilador de mesa, por exemplo.

Mini-ventiladores

O mini-ventilador é uma versão em miniatura dos ventiladores de mesa. Sua potência e alcance são muito pequenos, eles são recomendados apenas para pessoas que precisam de um foco de ventilação, como deixar eles na mesa do escritório para refrescar uma pessoa. Geralmente são carregados via USB, ou por pilhas.

Compre seu ventilador na Frigelar

Na Frigelar você encontra diversos modelos, tipos e marcas de ventiladores para comprar. Possuímos mais de 50 anos de experiência no mercado de climatização e refrigeração, e 50 lojas espalhadas pelo Brasil. Em compras online oferecemos compra segura e entrega garantida.

Na Frigelar você pode fazer suas compras em até 10x sem juros no cartão e dividir em até dois cartões. No caso de compras a vista, você ganha 5% de desconto.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda em dúvida se deve ou não comprar um ventilador? Nós da Frigelar te ajudamos. Aqui vamos responder algumas dúvidas frequentes, para ajudar aqueles que ainda estão em dúvida.

Diferença entre ventilador e exaustor

O exaustor é muito semelhante ao ventilador. A diferença é a maneira que eles fazem a troca de temperatura. O ventilador de teto ele joga o ar para baixo, causando a sensação de frescor. O exaustor, que funciona em uma rotação oposta, faz o ar quente (que é mais leve que o gelado) subir, removendo o calor do ambiente.

Diferença entre ventilador e ar-condicionado

O ar-condicionado é um aparelho que oferece um conforto térmico muito maior. Ele consegue climatizar e manter a temperatura de um ambiente dentro do que foi medido, independente da temperatura externa. Toda essa potência tem um preço: ele é o aparelho mais caro e o que mais consome eletricidade.

O ventilador não chega nem perto de toda essa potência em climatização. Ele consegue apenas diminuir um pouco a sensação térmica, sendo ineficiente em dias mais quentes. Ele é, porém, mais barato e consome menos energia, portanto mais indicado para temperaturas amenas.

Diferença entre ventilador e climatizador

Em comparação com o ventilador, o climatizador é uma opção que consegue refrigerar um pouco mais o ar. Ele também aumenta a umidade, o que ajuda em dias muito secos. Seu consumo, porém, é maior do que um ventilador de mesa.

Como limpar o ventilador

É importante manter o ventilador limpo, para evitar problemas respiratórios e alergias. É possível limpar o aparelho com um aspirador de pó, esponja ou um pano umedecido. Lembre-se sempre de desligar o aparelho da tomada antes de começar a limpeza.

Temperatura ideal

Você quer saber qual é a temperatura indicada para ambientes fechados? A Organização Mundial de Saúde determina a temperatura entre 23º e 26ºC. A Anvisa divide o ano entre estações frias e quentes. No frio, é recomendado 20º e 23ºC, enquanto no calor, a temperatura deve ficar em 23º e 26ºC.

Estudos comprovam que temperaturas muito altas ou muito baixas podem atrapalhar a sua produtividade, tirar a sua concentração e fazer mal à saúde. Então evite temperaturas muito baixas!

Temos um post sobre temperatura ideal no nosso blog.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca