Ventilação

Cortina de Ar

Se você tem um comércio e precisa dividir bem a temperatura externa da interna, a cortina de ar é o aparelho de climatização para você. Ela é feita para ser uma barreira, que impede que a temperatura ambiente de um lugar interfira com a de outro. Instalada sobre a porta, serve como um isolante térmico.

O que é a cortina de ar e como funciona

A cortina de ar é um aparelho muito semelhante ao ar-condicionado. Sua função é isolar a temperatura de um ambiente. Geralmente é usada nas portas de lojas e outros comércios, que tem saída para a rua. Seu uso impede do calor da rua entrar no ambiente escolhido. Ela fica instalada sobre a porta, criando um jato de vento que serve como barreira isolante.

Vantagens da cortina de ar

Usar uma cortina de ar em seu ambiente oferece diversas vantagens. A principal é que ele ajuda a manter o ambiente climatizado, pois impede que o ar gelado escape do ambiente. Com isso o ar-condicionado precisa trabalhar menos, o que diminui o consumo de energia e também aumenta a vida útil do aparelho.

A cortina de ar também protege os ambientes de coisas como odores, insetos e fumaça, porque o seu jato de vento dispersa isso tudo. Possui uma instalação rápida, é silencioso e possui uma ótima relação custo benefício.

Como limpar a cortina de ar

A limpeza da cortina de ar deve ser sempre realizada com ou sob a supervisão de um técnico autorizado. Ela deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.

Tipos de cortina de ar

Existem dois tipos de cortina de ar: as cortinas de ar industriais e as comerciais. Cada modelo tem suas especificidades.

A cortina de ar industrial é usada para manter grandes ambientes em isolamento térmico. Lugares como frigoríficos, ou que necessitem de nenhuma variação de temperatura.

A cortina de ar comercial é o modelo mais comum, em lojas, hotéis e restaurantes. É um aparelho bem menor, e que não precisa de alterações na estrutura.

Cortinas de ar para comprar na Frigelar

Na Frigelar você pode comprar diferentes modelos de cortinas de ar, com os tamanhos e tipos necessários para suas necessidades. Use nossas ferramentas de filtro para encontrar um aparelho que se encaixe nas suas necessidades, seja preço, marca ou tamanho.

A Frigelar tem 50 lojas espalhadas pelo Brasil, e trabalha também com compras online. Caso você opte pelo online, oferecemos compra segura e entrega garantida. Temos mais de 50 anos de experiência no mercado de climatização e refrigeração.

Oferecemos parcelar as compras em até 10x sem juros, dividida em até dois cartões. Caso opte por pagar a vista, ganhe 5% de desconto.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não decidiu se deve ou não comprar uma cortina de ar ou não? Estamos aqui para ajudar. Aqui você vai encontrar informações que são importantes para saber se deve ou não investir em uma. Confira!

Qual o consumo de energia da cortina de ar

Se você quer entender como funciona o consumo do ar-condicionado, precisa saber qual é a potência do aparelho. Ela está no manual de instruções, sempre oferecida em watts. Para saber seu gasto mensal, em kW/h, faça o cálculo abaixo:

Potência de refrigeração (W) x Número de horas utilizadas (h) x Número de dias de uso no mês

Descubra qual o custo do kW/h em sua região e faça o cálculo do gasto mensal.

É importante lembrar que a cortina de ar reduz o consumo do ar-condicionado, por melhorar o isolamento térmico do ambiente. Essa redução no consumo chega a 30% do consumo natural do condicionador de ar.

Temperatura ideal do ambiente

Existe muita discussão sobre qual é a temperatura correta para qualquer ambiente, então órgãos de saúde decidiram padronizar qual deve ser a temperatura para ambientes que mais pessoas frequentam. A Organização Mundial de Saúde determina que a temperatura ideal para ambientes fechados deve ficar entre 23º e 26ºC.

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), diferente da OMS, deu duas indicações para temperatura ideal, uma para as estações mais frias do ano, outra para as mais quentes. Para as mais frias, o recomendado é que ambientes fechados fiquem entre 20º e 23ºC, enquanto para as mais quentes, 23º a 26ºC.

Estudos comprovam que temperaturas muito altas ou muito baixas podem atrapalhar a sua produtividade, tirar a sua concentração e fazer mal à saúde. Então evite temperaturas muito baixas!

Instalação cortina de ar

A cortina de ar, para cumprir seu papel como isolante térmico, precisa ser instalada em um lugar que impeça que o ar externo chegue. Por isso ela é geralmente instalada na entrada de ambientes cuja porta fica aberta por muito tempo. A instalação precisa ser feita por um técnico autorizado.

Lugares que devem usar uma cortina de ar

A cortina de ar geralmente é instalada em uma porta que fica aberta e que passa um fluxo grande de pessoas. Os principais lugares que vemos cortinas de ar são em lojas, hotéis, restaurantes, casas noturnas e janelas de drive-through.

Apesar disso, elas também podem ser usadas em residências, escritórios e outros ambientes. É possível até usar a cortina de ar para dividir áreas entre fumantes e não fumantes.

Como limpar a cortina de ar

A limpeza da cortina de ar deve ser sempre realizada com ou sob a supervisão de um técnico autorizado. Ela deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca