Ventilação

Climatizado-
res

Procurando climatizador de ar? Na Frigelar você encontra diferentes marcas e modelos, que podem ajudar a tornar seu ambiente mais agradável.

O que é o climatizador de ar?

O climatizador de ar é um aparelho cuja função é tornar a temperatura do ambiente mais agradável. Diferente do ar-condicionado, porém, ele não gela, apenas diminui um pouco a temperatura, para tornar o ambiente mais confortável.

É um aparelho móvel, que não precisa ser instalado em nenhum lugar. Geralmente possui rodinhas, para facilitar seu transporte.

Como funciona o climatizador de ar?

O climatizador de ar possui um reservatório de água (ou gelo, ou gel) acoplado. Quando ligado, o ar sai do aparelho refrigerado. Por isso ele pode ser instalado em qualquer lugar, já que possui rodas e pode ser arrastado por diferentes cômodos.

Quanto tempo dura a água de um climatizador de ar?

Cada aparelho tem um reservatório com um tamanho específico, que acaba fazendo a diferença em quanto tempo o climatizador pode permanecer ligado. O reservatório médio tem entre 6 e 7 litros, e dura de 8 a 9 horas.

Diferença entre climatizador de ar e ar-condicionado?

O ar-condicionado é um aparelho que possui uma potência muito maior, conseguindo refrigerar muito melhor o ambiente selecionado. O climatizador de ar, por outro lado, é um aparelho mais barato e que consome menos energia, ainda que não apresente o mesmo desempenho.

O climatizador de ar também ajuda com a umidade do ar, diferente dos aparelhos de ar-condicionado, que muitas vezes secam o ar do ambiente.

Diferença entre climatizador de ar e ventilador

O ventilador é um aparelho mais barato e que consome menos energia que o climatizador, mas apenas distribui o ar que já está no ambiente. O climatizador de ar, apesar de não refrigerar o ar com a potência de um ar-condicionado, torna a temperatura mais agradável, reduzindo em alguns graus a temperatura. Nenhum deles, porém, é recomendado em temperaturas muito altas.

Vantagens e desvantagens do climatizador de ar

O climatizador de ar possui vantagens e desvantagens em relação a outros aparelhos de climatização de ar. Ele consegue reduzir a temperatura do ambiente em até 8ºC, dependendo do ambiente.

Outra vantagem do climatizador de ar é que ele, além de refrescar, também umidifica o ar. Isso é excelente para ambientes muito quentes e secos.

Diferente de um ar-condicionado, esse tipo de aparelho não precisa ser instalado, nem ficar em um ambiente fechado. Ele também não usa gases que são prejudiciais a natureza.

As desvantagens do climatizador de ar são o fato dele não conseguir realmente refrigerar um ambiente, apenas tornar a temperatura mais amena. Ele não funciona para ambientes espaçosos.

Climatizador de ar 110v? 220v?

Quando você decide comprar um climatizador de ar, você precisa cuidar da voltagem. Existem modelos de climatizador de ar com 110v, outros com 220v, ou mesmo bivolt.

É importante cuidar, na hora da compra, para que a voltagem seja a mesma de sua rede. Evite usar transformadores para esse tipo de equipamento.

Encontre o melhor climatizador de ar na Frigelar

Você encontra na Frigelar diversas opções de climatizadores de ar, com preços acessíveis e boas opções de compra. Aqui é possível parcelar em até 10x no cartão de crédito, inclusive usando mais de um cartão. Compras a vista, no boleto, tem um desconto de 5%.

A Frigelar possui mais de 50 anos de experiência no mercado, com 50 lojas espalhadas pelo Brasil. Em compras online, sempre oferecemos compra segura e entrega garantida. Não perca tempo e venha comprar com a gente.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não decidiu se deve ou não comprar um climatizador de ar? Nós da Frigelar te ajudamos a decidir. Aqui você vai encontrar informações que podem ser úteis na hora da compra.

A importância da temperatura para o bem estar

A temperatura é um fator fundamental para o conforto e produtividade. Por isso, é importante cuidar para que ela não fique muito alta ou baixa.

A Organização Mundial de Saúde sugere como temperatura ideal algo entre 23º e 26ºC em um ambiente fechado, independente da época do ano. A Anvisa divide em épocas quentes e fria, e sugere 20º a 23ºC para o frio, e 23º a 26ºC para o calor.

Se a temperatura ambiente não estiver muito extrema, o climatizador de ar pode ser o bastante para mantê-la assim. É uma opção mais barata e que consome menos energia. Saiba qual é a temperatura ideal em um ambiente.

A umidade do ar

A umidade do ar é a quantidade de vapor de água que está na atmosfera. Quanto maior a umidade, maior a tendência da temperatura se manter constante, bem como do calor ser mais calor e do frio mais frio.

Lugares com muita umidade apresentam proliferação de fungos. Lugares com baixa umidade levam a desidratação, sangramento nasal e problemas respiratórios.

Conheça melhor a importância da umidade do ar em sua casa.

Como saber se sua casa tem pouca ou muita umidade

Para quem sabe o que observar, é bem fácil perceber se sua casa tem excesso ou ausência de umidade. Se os vidros ficam muito embaçados, ou é fácil encontrar mofo nas paredes, tetos ou paredes molhadas, é sinal que sua casa tem excesso de umidade. Móveis e madeiras secos e rachados podem significar ausência de umidade.

O climatizador de ar e a umidade

Como o climatizador de ar usa água (ou gelo) como maneira de refrigerar o ar, ele também pode ser usado para melhorar a umidade de um ambiente com baixa umidade.

Climatizador de ar e o consumo

O climatizador de ar é um aparelho que, se comparado com outros que lidam com temperaturas, como ares-condicionados, gasta menos energia. Por ele não ter a potência de regular a temperatura, ele acaba consumindo 8x menos que um ar-condicionado split, por exemplo.

Onde instalar o climatizador de ar

É importante que o climatizador de ar seja colocado em cerca de 15cm de distância da parede, para permitir que o ar circule melhor. Mantenha-o sobre uma superfície plana, para que não haja risco da água do reservatório cair no chão. E cuidado para não obstruir a entrada de ar.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca