Conheça os tipos de ar condicionado

Se você decidiu comprar um ar condicionado, já deve ter se deparado com diversos tipos de aparelhos durante a sua pesquisa pelo melhor modelo. Mas quais são as diferenças? Como escolher o ar condicionado mais adequado para a sua necessidade?

Para ajudá-lo nesta hora, fizemos aqui um breve resumo sobre cada tipo de ar condicionado:

Ar Condicionado do Tipo Janela

1- AR JANELA

Este é o modelo mais tradicional do mercado. O ar janela é composto por uma única unidade que é instalada em um buraco na parede ou em uma janela. De fácil instalação, requer menos interferências na estrutura do ambiente onde será colocado.

Estes modelos possuem duas versões: uma Mecânica (sem controle remoto) e outra versão Eletrônica (com controle remoto). Uma das facilidades do ar janela é oferecer aparelhos nas voltagens 110V e 220V.

CONHEÇA AS MELHORES OPÇÕES

2- SPLIT HIGH WALL (OU HI WALL)

Recebe este nome todo o aparelho que é dividido em duas unidades: a evaporadora (instalada dentro do ambiente) e a condensadora (unidade colocada externamente, fixada em um local aberto). As duas unidades são interligadas por tubulações para a circulação do gás refrigerante.

Este é o modelo mais popular entre os consumidores, pois possui um belo design e uma tecnologia mais avançada quando comparado ao ar janela. Por serem posicionados no alto da parede, possuem uma melhor distribuição do ar no ambiente.

CONHEÇA AS MELHORES OPÇÕES
Saibda o que é o termo Split
Ar Condicionado do Tipo Multi Split

3- MULTI SPLIT

Este aparelho é composto por uma unidade externa e diversas (até oito) unidades internas. Ou seja, você pode climatizar até oito ambientes com uma única unidade externa operando para todos os espaços, sem poluir a sua fachada predial.

Seu funcionamento é idêntico ao Split tradicional. A diferença está na quantidade de BTUs: no caso do Multi Split, a potência que o ar condicionado possui é dividida entre os ambientes que o equipamento está climatizando. Outra facilidade é a possibilidade de decidir a temperatura de cada área sem interferência nas demais salas.

CONHEÇA AS MELHORES OPÇÕES

4- SPLIT PISO TETO

Este tipo de aparelho é muito recomendado para ambientes comerciais ou grandes salões. Sua principal vantagem é a possibilidade de ser instalado tanto no piso quanto no teto do ambiente, adequando-se ao projeto arquitetônico. Também apresentam maior robustez e grande capacidade de climatização.

É possível encontrar modelos que vão de 17000 BTUs até 80000 BTUs. Também em 220V monofásico, 220V trifásico ou 380V trifásico.

CONHEÇA AS MELHORES OPÇÕES
Ar Condicionado do Tipo Split Piso Teto
Ar Condicionado do Tipo Split Cassete

5- CASSETE

Sua grande vantagem perante os demais tipos é que o ar condicionado cassete pode ser embutido no teto, não interferindo na decoração dos ambientes. Por ser um aparelho com várias saídas, ele também acaba se tornando um ótimo modelo para quem precisa de distribuição de ar uniforme por todo seu ambiente.

Além disso, este modelo já possui bomba de dreno em seu interior, que facilita a drenagem da água produzida pelo equipamento. Oferece opções só frio ou quente e frio. Também pode ser encontrado nas voltagens 220V monofásico, 220V trifásico e 380V trifásico.

CONHEÇA AS MELHORES OPÇÕES

6- PORTÁTIL

Assim como o ar janela, é composto por uma única unidade interna. Sua grande vantagem sobre os demais modelos é sua mobilidade. Pode ser utilizado em qualquer ambiente, desde que fique perto de uma janela para que se possa posicionar a saída de ar quente. Não requer instalação e também possui opções com voltagem de 110V e 220V.

Por ser portátil, esse modelo atrai pessoas que moram em casas alugadas e aqueles que não desejam furar a parede ou instalar equipamentos no lado de fora. Também é uma excelente saída para quem veraneia na praia. É só embarcar o ar condicionado no carro e curtir um clima ainda mais gostoso.

CONHEÇA AS MELHORES OPÇÕES
Ar Condicionado do Tipo Portátil

CONHEÇA OUTROS DIFERENCIAIS

Além de identificar o melhor modelo para as suas necessidades, você também precisa saber qual é a tecnologia mais adequada e os ciclos do aparelho. Confira:

As diferenças entre Convencional e Inverter

CONVENCIONAL X INVERTER

Os aparelhos de ar condicionado Split são fabricados em dois diferentes sistemas: o convencional e o Inverter. Ambas as opções oferecem um ótimo desempenho para a climatização de ambientes.

Em um ar condicionado convencional, o compressor é acionado e começa a girar até conseguir atingir a temperatura previamente programada e, em seguida, é desligado automaticamente. Pelo liga e desliga constante, aumentam-se os picos de energia e, consequentemente, a conta de luz fica mais cara.

A tecnologia Inverter foi criada com o objetivo de diminuir o consumo de energia de um aparelho Split e, ao mesmo tempo, permitir que se atinja a temperatura desejada de modo mais rápido. Os aparelhos são equipados com um dispositivo que permite ajustar a velocidade do compressor de acordo com a oscilação de temperatura do ambiente a ser climatizado. Desse modo, o compressor fica sempre em funcionamento, evitando picos de energia. Assim, leva menos tempo para atingir a temperatura desejada.

Por isso, o sistema Inverter é uma tecnologia, não um modelo. Isso significa que Split High Wall, Cassete, Piso Teto e Multi Split podem ser Inverter. Para entender melhor a diferença entre estas duas tecnologias, CLIQUE AQUI.

CICLOS SÓ FRIO X QUENTE E FRIO

Atualmente, encontramos aparelhos de ar condicionado no mercado em versões Só Frio e Quente e Frio (ciclo reverso). Mas qual a diferença entre elas?

Como o próprio nome diz, a versão Só Frio somente é capaz de resfriar. Por outro lado, os modelos Quente e Frio (ciclo reverso) pode tanto aquecer quanto resfriar o ambiente.

Geralmente, os consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste optam pela versão Só Frio durante a compra, devido às altas temperaturas percebidas em suas regiões durante o ano inteiro. Já os consumidores das regiões Sul e Sudeste acabam optando pela versão Quente e Frio, já que estes estados têm constantes alterações de temperaturas durante o ano.

Ar Condicionado Só Frio ou Quente/Frio

Escolha seu produto

Pela Marca