O Ar-Condicionado e a sua saúde
Confira abaixo nossos materiais sobre saúde:

Ar-condicionado faz mal à saúde?

Ar-Condicionado para Bebês
Limpe os Filtros do Ar com maior periodicidade
O filtro de ar é sempre um aliado para a saúde, porém, deve estar devidamente limpo para que ele possa exercer corretamente sua função de combater bactérias e fungos presentes no ar do ambiente. Por isso, confira periodicamente como estão os filtros e limpe se necessário.
Tenha atenção com a umidade do ar
Para climatizar, o ar-condicionado diminui a umidade presente no ambiente, portanto, se o ar estiver muito seco, recomenda-se utilizar um umidificador juntamente com o ar-condicionado para ajudar na umidificação e melhorar o conforto percebido.
Deixe o berço longe do ar-condicionado
Nunca direcione o fluxo de ar do ar-condicionado para onde está o bebê. Procure deixar o berço em uma posição onde o fluxo de ar não entre em contato diretamente com o corpo do bebê.
Renove o Ar todos os dias
É muito importante que seja realizada a renovação do ar do ambiente climatizado. Pelo menos uma vez por dia, abra portas e janelas para que entre um ar renovado para dentro do ambiente.
Cuidado na hora de dormir
Para que o bebê tenha uma noite agradável de sono, utilize os recursos que o aparelho oferece. Muitos aparelhos possuem a Função "Dormir” ou “Sleep" que proporcionam uma noite de sono ainda mais agradável, pois fazem o ajuste gradual da temperatura inicialmente escolhida em acordo com a variação da temperatura corporal que acontece durante o período de sono. Recomenda-se o ajuste da temperatura entre 22°C e 25°C e o acionamento desta função ("Dormir” ou “Sleep") para obter o melhor conforto durante a noite toda. Caso o seu aparelho não ofereça esta funcionalidade, procure não deixar o aparelho com uma temperatura muito baixa.
Evite ambientes com temperaturas muito diferentes
A constante entrada e saída em ambientes com grandes diferenças de temperaturas pode ser um risco à saúde de qualquer pessoa, portanto, procure manter a temperatura equalizada em todos os ambientes da casa, evitando que a troca brusca de temperatura cause mal-estar também ao bebê.

Ar-Condicionado para Gestantes

Choque Térmico - Mitos e Verdades
O Choque Térmico em relação ao Ar-Condicionado
Como vimos até aqui, o choque térmico somente é causado por uma mudança muito brusca de temperatura, entretanto, sair de um ambiente muito quente e entrar em um ambiente climatizado não será nenhum choque térmico, mas o corpo humano poderá sim reagir a esta mudança de temperatura como espécie de reação de defesa. Esta reação pode provocar espirros, congestão nasal ou tosse. Nossa dica para evitar complicações é manter os diferentes ambientes com temperaturas equalizadas entre 22 e 25°, para evitar desencadear estas reações. Em locais onde você não tenha o controle sobre a temperatura do ambiente e a direção do fluxo do ar, procure cobrir pescoço e tórax com agasalhos.
