Ferramentas Manifolds

Os Manifolds são utilizados para medir a pressão de determinado gás no sistema durante a manutenção. São pensados para garantir qualidade para refrigeração doméstica ou comercial de ar-condicionado.

O que são Manifolds

O manifold é um aparelho que serve para medir a pressão de gás. Ele é usado pelos refrigeristas para medir a pressão dos fluidos refrigerantes e se elas atingiram a condição de vácuo. Isso é muito importante durante a instalação de aparelhos como o ar-condicionado. Sem o uso do manifold, o vácuo não pode ser realizado corretamente.

Diferenças entre manifold analógico e digital

OÉ possível encontrar as duas opções no mercado. Descubra suas diferenças.

Manifold analógico

Mais populares, os manifolds analógicos são capazes de medir a pressão dos principais fluidos refrigeradores do mercado e alguns modelos mais completos conseguem medir até mesmo sua temperatura.

O manifold analógico permite a leitura dos principais gases refrigerantes: R22, R507A, R404A e R410A. Também possuem a escala BAR e PSI, usadas no Brasil para medir pressão.

Para atingir o mesmo nível de performance dos digitais, os manifolds analógicos precisam de outros aparelhos, como o vacuômetro. Muitos desses manifolds não possuem escala de temperatura por exemplo.

Manifold digital

O manifold digital realiza uma maior gama de leituras, pois reúnem funções de outros equipamentos, como termômetros e vacuômetro. Seu visor, que mostra números, permite uma leitura mais precisa e clara do que está acontecendo, sem as flutuações do analógico.

Também calcula automaticamente o superaquecimento, bem como o subresfriamento. E analisa os principais fluidos refrigerantes disponíveis no mercado brasileiro.

Qual é melhor, o manifold digital ou o analógico

A principal diferença entre ambos os tipos de manifold é que o digital reúne funções de diversos outros aparelhos, e por isso é mais caro que o analógico. Ele permite uma leitura mais precisa, com números e que faz cálculos automaticamente.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Conheça aqui a importância dos instrumentos de medição, e outras ferramentas usadas pelos refrigeristas para realizarem seu trabalho.

A importância dos manifolds para o refrigerista

Os instrumentos de medição são indispensáveis para uma instalação e manutenção bem realizada. Aparelhos como refrigeradores, freezers, modelos de ar-condicionado, como o ar-condicionado split e o ar-condicionado inverter, são complexos e precisam de um trabalho de bastante precisão. O manifold garante que tudo funcione de maneira correta, para que o aparelho tenha sua vida útil correta.

Outros equipamentos para refrigeristas

Outras ferramentas que são usadas por refrigeristas em seu trabalho são bombas de drenagem, bombas de limpeza, bombas de vácuo, ferramentas elétricas, instrumentos de medição e o kits de instalação.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca