Ferramentas Elétricas

As ferramentas elétricas trazem conforto e aumentam a facilidade de realizar tarefas cotidianas, como reparos diversos. Um profissional autorizado sabe usá-las de maneira correta, sem arriscar sua segurança. Às vezes, porém, é preciso que mesmo uma pessoa não treinada precise usar uma ferramenta elétrica para algum reparo.

É preciso então conhecer os diferentes tipos de ferramentas elétricas e em quais casos elas devem ser usadas. Também é importante conhecer as medidas de segurança que devem ser tomadas para não por sua saúde em risco.

Furadeira

As furadeiras são ferramentas elétricas usadas para fazer furos. Elas usam um motor que move uma broca, que é responsável por fazer o furo. Elas são perfeitas para aquele serviço pesado que necessita de alta potência de perfuração. Estantes, armários, suportes para TV, tudo o que é instalado nas paredes precisa estar bem fixo, e a furadeira é ideal para isso.

Tipos de furadeira

Existem diferentes tipos de furadeira, que você precisa escolher de acordo com as suas necessidades e a de seu trabalho. Os tipos de furadeira são as seguintes:

Furadeira portátil

A furadeira portátil é o modelo mais comum dessa ferramenta elétrica. Seu nome é devido ao fato de ser mais fácil carregá-la. Alguns modelos são maiores, outros menores. Existem modelos que possuem bateria e outros que precisam estar ligados na tomada para funcionar.

Furadeira de impacto

Para furar paredes de concreto é preciso que a furadeira tenha a função de impacto ou martelete. Esse martelete dá pequenas batidas na parede, o que é necessário para fazer o furo na superfície mais resistente. A Frigelar possui modelos de furadeiras de impacto EOS que você pode encontrar AQUI.

Em muitas ferramentas essa função de impacto é sinalizada com um martelo que você liga para que funcione.

Furadeira de bancada

A furadeira de bancada é um modelo desenvolvido para ser usado em uma superfície plana, como uma mesa. A furadeira fica posicionada de maneira vertical e faz o furo na superfície que está abaixo.

É possível comprar suportes, que permitem que a furadeira portátil possa ser usada como um modelo de bancada.

Parafusadeira

Similar a furadeira, a parafusadeira é uma ferramenta elétrica cuja função principal é apertar ou retirar parafusos. Foi criada para facilitar o trabalho com ferramentas, reduzindo o desgaste físico.

As parafusadeiras possuem adaptadores para aumentar o número de parafusos, que podem ser de diferentes tipos e tamanhos, fazendo com que a ferramenta seja útil em um grande número de situações.

Lixadeira

A lixadeira é um tipo de ferramenta elétrica usada para lixar ou desbastar superfícies planas. O equipamento é pode ser encontrado principalmente na construção civil, indústria e marcenaria e pode ser utilizado em materiais como gesso, madeira, alvenaria, tinta e metal.

Tipos de lixadeiras

Existem diferentes tipos de lixadeiras que podem ser usadas em situações específicas, de acordo com a necessidade.

Lixadeira de parede

Indicada para paredes e tetos que vão receber pintura, a lixadeira elétrica vai diminuir o tempo que você vai ficar na obra e também reduzir o esforço físico.

Lixadeira orbital

As lixadeiras orbitais possuem esse nome por só fazerem movimentos em órbita. São fáceis de manusear e indicadas para trabalhos em aço e metal.

Lixadeira roto orbital

Usada para lixar superfícies planas, a lixadeira roto orbital tem esse nome por ter dois movimentos, a rotação e o orbital. Isso permite um acabamento mais leve e preciso, tornando-a ideal para lixamentos leves.

Lixadeira angular

Modelo não indicado para acabamentos, a lixadeira angular é semelhante a uma esmerilhadeira. É usada para desbastar superfícies arredondadas ou circulares.

Lixadeira de cinta

Modelo mais potente, a lixadeira de cinta pode ser usada para desbastar bastante material. Seu formato de lixa, em modelo de cinta, torna-a indicada para trabalhos pesados ou maiores.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Se você ainda não sabe se deve ou não comprar uma ferramenta elétrica, aqui você vai encontrar mais informações sobre o seu funcionamento, bem como cuidados que devem ser tomados para o seu uso.

Cuidados ao usar uma ferramenta elétrica

Para usar ferramentas elétricas, é importante assumir uma série de cuidados para sua segurança. Apesar de práticas, por ajudarem a realizar as tarefas da casa, podem acontecer acidentes durante seu uso.

Recomendamos então uma série de cuidados para evitar que você coloque sua segurança em risco ao usar o equipamento.

Leia o manual de instruções

Muitas pessoas não gostam de ler esse tipo de conteúdo, mas é fundamental saber bem como funciona o equipamento que você quer usar. Ao ler o manual de uma ferramenta você está aprendendo a maneira correta de usá-la de forma segura e sem risco de danificá-la.

Sempre use proteção ao usar uma ferramenta elétrica

Quem trabalha com ferramentas elétricas precisa sempre usar proteção, sob risco de gerar multa para sua empresa. Os equipamentos de proteção são: calçados de segurança, luvas, capacetes, óculos de proteção e outros.

Mesmo se for usar apenas para um trabalho rápido em sua residência, sempre use a proteção indicada. Mesmo um trabalho rápido pode causar uma lesão séria se cuidados não forem tomados.

Escolha uma roupa adequada e evite adornos

Quando vamos fazer algum reparo e usar as ferramentas elétricas, é importante cuidar até mesmo o tipo de roupa e acessórios que você vai vestir durante o procedimento. Evite escolher roupas muito largas e folgadas, bem como brincos, anéis e correntes. Sempre existe o risco da ferramenta se enroscar em algo e estragar, ou pior, machucar você.

Não segure ferramentas elétricas pelo cabo

Um dos principais cuidados ao usar uma ferramenta é jamais segurá-la pelo cabo ou usar o cabo para passá-la para outra pessoa. Isso causa desgaste no fio, o que pode levar a um curto-circuito e até choques elétricos.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca