Ferramentas Bombas de Vácuo

A bomba de vácuo é uma ferramenta indispensável para refrigeristas e outras profissões, porque ela remove o gás de um volume, o que permite que a pressão dele seja controlada. Isso é fundamental durante o trabalho de instalação e manutenção de diversos eletrodomésticos e aparelhos de refrigeração.

Compre a bomba de vácuo que melhor atende às suas necessidades aqui na Frigelar, líder em refrigeração há mais de 50 anos no mercado!

O que é a bomba de vácuo

A bomba de vácuo é uma ferramenta criada para remover todas as moléculas de ar - ou outro gás - de um determinado objeto, deixando um vácuo no lugar. Por isso ela pode ser usada em diversas indústrias e laboratórios.

Tipos de bombas de vácuo

Existem três tipos de bomba de vácuo: bombas de deslocamento positivo, bombas de transferência de momento e bombas de captura. Conheça cada um desses modelos:

Bombas de deslocamento positivo

A bomba de vácuo de deslocamento positivo cria o vácuo através de movimento mecânico. Válvulas deslocam o gás pela bomba, criando o efeito desejado.

Bombas de transferência de momento

A bomba de vácuo de transferência de momento faz com que as moléculas de gás interajam ou com uma superfície sólida em movimento ou um líquido se movendo alta velocidade. Isso altera a movimentação do gás, removendo-o do recipiente.

Bomba de vácuo de captura

A bomba de vácuo de captura usa processos físicos e químicos, como absorção ou condensação, para mover o gás de maneira desejada.

Importância da bomba de vácuo para o refrigerista

Além de criar o vácuo, a bomba de vácuo também limpa tubulações, removendo oxidação e sujeira que ficam alojadas ali. Por isso, quando vai realizar uma instalação, manutenção ou recarga do gás refrigerante, é recomendado que o refrigerista use a bomba.

Esse processo aumenta a vida útil do aparelho e melhora seu funcionamento. Também evita entupimentos e danos.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não sabe se deve ou não comprar uma bomba de vácuo? Confira aqui algumas informações essenciais.

Como escolher a bomba de vácuo adequada?

Quando escolher uma bomba de vácuo, é preciso saber o que comprar. Aqui vão algumas informações importantes:

O que são CFMs?

O primeiro cuidado ao escolher a bomba de vácuo é saber qual é sua potência. Para isso é preciso verificar quantos CFM ela possui. CFM é a sigla para Cubic Feet Minutes, inglês para “Pés cúbicos por minuto”, significa o volume de ar que a bomba consegue puxar nesse determinado tempo. Ou seja, uma bomba com 12 CFM consegue fazer o trabalho mais rápido que uma com 5 CFM.

O que significa cada tipo de CFM e para o que são indicadas. Bombas mais potentes podem ser usadas em aparelhos menores, só vão fazer o trabalho mais rápido:

5 CFM: ideal para trabalhos de refrigeração em frigobares, pequenos refrigeradores, purificadores de água e bebedouros.

7 CFM: indicado para aparelhos de ar-condicionado de até 9000 BTUs, cervejeiras e adegas.

12 CFM: as mais potentes no mercado, podem ser usadas em frigoríficos e ares-condicionados de até 60000 BTUs.

Estágio simples ou duplo?

Outro cuidado é se a bomba de vácuo é de estágio simples ou duplo. Bombas de simples estágio possuem uma câmara de sucção, enquanto as de estágio duplo possuem duas. Essa diferença significa uma economia de 30% de tempo no processo de vácuo.

Outros equipamentos para refrigeristas

Outras ferramentas que são usadas por refrigeristas em seu trabalho são, bombas de drenagem, bombas de limpeza, bombas de vácuo, ferramentas elétricas, instrumentos de medição e o kits de instalação.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca