FAQ Frigelar

Digite uma palavra-chave abaixo ou escolha um dos tópicos para visualizar a resposta.

? O QUE É SPLIT?
Recebe este nome todo o aparelho que é dividido em 2 unidades sendo 1 unidade interna chamada de Evaporadora e 1 unidade externa chamada de Condensadora.

Para estes aparelhos é necessária a contratação de um profissional capacitado para realizar sua correta instalação, pois as 2 unidades são interligadas por tubulações frigorígenas, que exigem capacitação técnica.

Nos aparelhos do tipo Split, é comum você observar que existem 2 tecnologias, a Convencional e a Inverter. Para entender melhor a diferença entre estas duas tecnologias, Clique Aqui.
? O QUE É TECNOLOGIA INVERTER?
É uma tecnologia onde o compressor trabalha com variação de velocidade e frequência, com isto, o aparelho pode economizar até 60% no consumo de energia elétrica.

Para saber mais sobre as diferenças entre a Tecnologia Inverter a Convencional, Clique aqui.
? QUAL A DIFERENÇA ENTRE O INVERTER E O CONVENCIONAL?
O sistema convencional tem velocidade fixa, fazendo o compressor ligar e desligar diversas vezes. Este sistema de Liga/Desliga, resulta em maior variação de temperatura no ambiente e uma conta de energia elétrica maior, se comparado ao sistema Inverter.

Já o sistema Inverter tem velocidade variável, fazendo o compressor operar de acordo com a necessidade do ambiente. Este sistema possibilita alto rendimento, baixo nível de ruído e economia na conta de energia elétrica.

Para saber mais sobre as diferenças entre a Tecnologia Inverter e a Convencional, Clique aqui.
? QUAIS AS VANTAGENS DE UM APARELHO DE AR CONDICIONADO SPLIT?
Os aparelhos do tipo Split possuem maior versatilidade, menor ruído, design atual e maior economia de energia em relação aos tradicionais de janela.
? O QUE SÃO BTUS?
O BTU (British Thermal Unit), ou unidade térmica britânica, quantifica a capacidade do equipamento necessária para refrigerar um determinado ambiente.

Quanto maior o BTU, maior a potência de refrigeração do aparelho. Para saber quantos BTUs são necessários para climatizar o seu ambiente, clique aqui e utilize nossa Calculadora de BTUs.
? COMO É FEITO O CÁLCULO DE BTUS?
O cálculo de BTU é a soma de diversas variáveis como: a metragem do ambiente, número de pessoas no ambiente, a região do Brasil, a incidência do sol, o número de equipamentos eletrônicos no ambiente, o número de janelas, etc.

Para cada variável, multiplica-se em média de 600 a 800 BTUs. Com a soma do resultado de todas as variáveis, chega-se a quantidade de BTUs necessárias para climatizar o ambiente.

Para facilitar este cálculo, desenvolvemos a Calculadora de BTUs, onde basta você inserir as informações solicitadas para saber a potência aproximada de BTUs. Clique aqui e utilize nossa calculadora de BTUs.
? EXISTE APARELHO 127V?
Todos os aparelhos do tipo Split nacionais são fabricados em 220V.
Para os aparelhos do tipo Janela, Portátil ou Window, existe a possibilidade de 127V.
? O AR-CONDICIONADO VEM COM KIT DE INSTALAÇÃO?
Não. O Kit de Instalação é vendido separadamente na categoria Acessórios. O Kit de Instalação não acompanha os aparelhos de Ar-Condicionado.

Para sua maior comodidade no momento da compra, na página de checkout de seu pedido, o site irá lhe sugerir automaticamente os Kits de Instalação compatíveis com o seu aparelho de Ar-Condicionado.
? O AR-CONDICIONADO VEM COM SUPORTE?
Não. O Suporte é vendido separadamente na categoria Acessórios. O Suporte não acompanha os aparelhos de Ar-Condicionado.

Para sua maior segurança no momento da compra, na página de checkout de seu pedido, o site irá lhe sugerir automaticamente os Suportes compatíveis com o seu aparelho de Ar-Condicionado.
? O QUE É EVAPORADORA E CONDENSADORA?
Evaporadora é a unidade que fica dentro do ambiente à ser climatizado, a Condensadora é a unidade que fica no lado externo do ambiente à ser climatizado.
? EXISTE LIMITE DE DISTÂNCIA ENTRE A EVAPORADORA E A CONDENSADORA?
Sim, e varia conforme o produto ou tecnologia. Antes da compra devem ser consideradas as capacidades permissíveis de metragem das linhas frigorígenas de cada aparelho, estas distancias estão disponíveis na ficha técnica do produto.

Em nossa página do Canal Frigelar, você pode conferir o vídeo onde falamos sobre esta distância entre condensadora e evaporadora, na série Frigelar Responde.
? O QUE É COMPRESSOR?
É o coração do sistema frigorígeno, é ele que impulsiona o gás refrigerante da unidade condensadora até a unidade evaporadora fazendo o circuito completo de refrigeração.
? QUALQUER PESSOA PODE INSTALAR UM APARELHO DE AR CONDICIONADO SPLIT?
Não é recomendado, por ser um produto que trabalha com variações de pressão do gás refrigerante. É necessário um técnico treinado para a perfeita utilização das ferramentas de instalação e de aferimento das cargas de gás corretas para o perfeito rendimento e funcionamento do produto. Procure sempre uma rede autorizada ou instalador credenciado pelo fabricante ou loja revendedora do produto.
? POSSO INSTALAR O AR CONDICIONADO POR CONTA PRÓPRIA?
Não é recomendado. Para garantia do produto e seu perfeito funcionamento, é necessário que a instalação seja feita por uma empresa autorizada ou credenciada pelo fabricante.
? ONDE POSSO VERIFICAR AS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS AUTORIZADAS?
Na rede de lojas Frigelar as equipes de vendas podem indicar as redes autorizadas ou os técnicos credenciados, no caso da compra ser via internet, entre em contato com nosso SAC pelo telefone 4007-2808 para Capitais ou 0800 008 8999 para demais cidades, das 08:00 às 18:00, de segunda à sexta-feira.
? AR CONDICIONADO É PREJUDICIAL À SAÚDE?
Não, mas é importante que a limpeza dos filtros seja efetuada regularmente conforme as indicações do manual do produto e também uma manutenção preventiva após algum período de uso.

Para saber mais sobre este assunto, confira a nossa matéria completa sobre Saúde e Bem Estar com Ar-Condicionado.
? O QUE É IMPORTANTE CUIDAR ANTES DE COMPRAR UM AR CONDICIONADO?
Recomendamos que primeiramente você faça o Cálculo de BTUs necessários para atender o ambiente (utilize a Calculadora de BTUs).

Entenda os variados Tipos de Ar-Condicionado, suas funcionalidades e veja qual o melhor tipo para o seu ambiente (Veja aqui os diferentes Tipos de Ar-Condicionado).

Entenda a diferença entre a Tecnologia Convencional e Inverter (Veja aqui a matéria completa).

Se precisar, você pode utilizar nosso Comparador de Aparelhos para auxiliar em sua decisão (Acesse aqui o Comparador).

E por último, priorize a instalação do seu aparelho com profissional capacitado.
? O QUE É IMPORTANTE CUIDAR ANTES DE INSTALAR UM AR CONDICIONADO?
Os cuidados mais comuns são: Alimentação elétrica - tensão, se possui dreno (onde será escoada a água), dimensionamento da carga térmica, viabilidade local onde será instalado e quem irá instalar.

? COM QUEM DEVO ENTRAR EM CONTATO EM CASO DE DEFEITO?
Diretamente com a rede autorizada do fabricante ou a empresa que instalou o produto (caso seja credenciada ao fabricante).
? O AR CONDICIONADO FAZ MUITO BARULHO?
Os aparelhos de ar-condicionado produzem um leve ruído. No caso dos Splits, o barulho maior está na unidade externa (a fonte de ruído é o compressor), diminuindo portanto, os ruídos na unidade interna.

Os Splits com o sistema Inverter tem ainda menor ruído que os convencionais, pois o compressor trabalha com rotação variável contribuindo para a redução do ruído.
? É NORMAL PINGAR ÁGUA DO AR CONDICIONADO?
Todo ar-condicionado acaba gerando “água” proveniente da condensação. Esta água deve ser drenada e canalizada para evitar “pingar” no ambiente interno ou externo. Caso esteja pingando dentro do ambiente, chame um profissional para verificar se a mangueira do dreno está entupida ou desconectada.
? RECEBI O AR CONDICIONADO ERRADO, O QUE DEVO FAZER?
Entre em contato com nosso SAC pelo telefone 4007-2808 para Capitais ou 0800 008 8999 para demais cidades, das 08:00 às 18:00, de segunda à sexta-feira.

Lembramos que o consumidor tem o direito de conferir o produto antes de dar o aceite para a transportadora que estiver realizando a entrega.
? GOSTARIA DE CANCELAR MINHA COMPRA, COMO DEVO PROCEDER?
Entre em contato com nosso SAC pelo telefone 4007-2808 para Capitais ou 0800 008 8999 para demais cidades, das 08:00 às 18:00, de segunda à sexta-feira.
? MEU AR CONDICIONADO ESTÁ COM DEFEITO, O QUE DEVO FAZER?
Deve entrar em contato com a rede autorizada do fabricante ou instalador credenciado pelo mesmo para verificação do problema.
? POSSO INSTALAR O AR-CONDICIONADO ATRÁS DE UMA CORTINA?
Não é indicado, mas se for inevitável sempre abra a cortina liberando por completo o fluxo de ar quando for utilizar o aparelho.
? POSSO UTILIZAR UM TRANSFORMADOR?
Não é indicado. Para maior segurança, deve-se utilizar uma rede elétrica exclusiva para o Ar-Condicionado com a correta tensão e disjuntor de segurança.
? MEU APARTAMENTO JÁ POSSUI ESPERA PARA O AR CONDICIONADO, QUAIS CUIDADOS ANTES DE REALIZAR A COMPRA?
É fundamental saber as bitolas da pré-instalação para que a compra seja correta.
? MEU AR CONDICIONADO NÃO ESTÁ GELANDO/ESQUENTANDO, O QUE DEVO FAZER?
Primeiramente conferir se as operações do controle remoto estão corretas, se as pilhas do controle estão carregadas e, se após estas conferencias o produto ainda não funcionar, entre em contato com a rede de assistência técnica ou instalador credenciado.
? COM QUE FREQUÊNCIA DEVO FAZER A MANUTENÇÃO DO MEU AR CONDICIONADO?
O Split não requer um programa de manutenção. O item à ser cuidado é o sistema de filtragem que deve ser limpo conforme as instruções do manual.

Em nossa página do Canal Frigelar, você pode conferir o vídeo sobre como limpar o filtro do ar-condicionado.
? COMO EU CONFIRO O PRODUTO QUE ESTÁ SENDO ENTREGUE COM A NOTA FISCAL APRESENTADA?
Na caixa são coladas etiquetas informativas do produto que constam na nota fiscal. Verifique se as informações das etiquetas das caixas conferem com as informações da nota fiscal.
? O QUE PODE ACONTECER SE EU COMPRAR UMA CAPACIDADE MAIOR OU MENOR DO QUE O NECESSÁRIO?
A climatização do ambiente não será atendida, em casos de capacidade maior resultará em custos desnecessários.
? QUAL O PRAZO DE GARANTIA DOS APARELHOS?
Varia conforme cada fabricante, consulte os prazos de garantia na ficha técnica de cada produto em nosso site.
? A FRIGELAR FAZ INSTALAÇÃO DE AR CONDICIONADO?
Não. A Frigelar trabalha apenas com a venda dos equipamentos. Não realiza serviço de Instalação ou Manutenção de aparelhos.
? POSSO RETIRAR MEU PEDIDO EM UMA LOJA FÍSICA DA FRIGELAR?
Atualmente não é possível comprar pelo site e retirar em uma loja física. Porém, nossas lojas contam com estoques de produtos que podem ser adquiridos diretamente.
? POSSO DEVOLVER UM PRODUTO EM UMA LOJA FÍSICA DA FRIGELAR?
Não, o processo de devolução está explicado no tópico Trocas e Devoluções.
? NO MOMENTO DA ENTREGA DO PEDIDO, DEVO ABRIR A EMBALAGEM?
Sim, é muito importante abrir a embalagem e conferir a integridade do produto na entrega do mesmo, pois no trajeto pode ter havido alguma situação onde o produto tenha sofrido algum tipo de ocorrência, iniciando-se assim, o processo de devolução do mesmo conforme os procedimentos descritos no tópico Trocas e Devoluções.
? SE NO MOMENTO DA ENTREGA A EMBALAGEM ESTIVER ABERTA OU AMASSADA, O QUE DEVO FAZER?
Não aceite o produto nestas condições, devolva o produto conforme os procedimentos descritos no tópico Trocas e Devoluções.

Escolha seu produto

Pela Marca