Eletrodoméstico

Freezer

O freezer armazena grandes quantidades de alimentos, como frutas, legumes, iogurte, leite, carne e sucos. Também podem ser usados para guardar comida pronta ou semi pronta congelada. É uma excelente opção para restaurantes, bares e lancherias.

Aqui na Frigelar você encontra diversos modelos e marcas de freezers para comprar, seja vertical, horizontal, expositor ou outros. No nosso site você pode usar o menu dinâmico para encontrar o que procura, seja marca, modelo ou preço.

Qual é a função de um freezer?

O freezer é um aparelho de refrigeração capaz de atingir temperaturas próximas a -20ºC. Essa temperatura é capaz de congelar a maioria de alimentos e bebidas. Seu diferencial é a potência do refrigeramento, que permite uma conservação que outros aparelhos não conseguem.

Essa temperatura negativa permite que o alimento seja conservado por bastante tempo, já que impede a proliferação de micro-organismos. É possível guardar por meses o mesmo alimento.

Diferença entre freezer e refrigerador

O refrigeradores (ou geladeira) é um aparelho que também é usado para gelar alimentos e bebidas. A diferença é que a temperatura máxima que ela chega é 0ºC, podendo chegar a 1º ou 7ºC. O refrigerador é ideal para manter o alimento conservado por pouco tempo, alguns dias no máximo.

O benefício da geladeira é que os alimentos mantidos nelas são mais práticos para comer, diferente dos produtos congelados do freezer.

Diferença entre freezer e congelador

O congelador é um compartimento da geladeira que fica separado do resto da geladeira e onde se gela mais que o resto dela. O congelador atinge -6ºC, o que é menos do que um freezer consegue.

Se sua geladeira tem uma porta, o provável é que você tenha um congelador. O freezer precisa ser fechado, para conseguir a temperatura que atinge.

Quem precisa de um freezer?

O freezer é recomendado para pessoas que cozinham bastante, principalmente famílias. Para pessoas que moram sozinhas, ou famílias pequenas, o congelador da geladeira é o bastante. Para famílias maiores, porém, o freezer é uma excelente opção, pois permite o congelamento de um maior número de alimentos, como carne, por exemplo.

Freezer horizontal ou vertical, qual o ideal para você?

O freezer pode ser em dois formatos: o vertical e o horizontal. Cada um tem seus prós e contras, e você deve avaliar com atenção na hora de comprar.

O freezer horizontal possui um espaço interno maior, o que aumenta sua capacidade. Ele também consome menos energia, porque seu amplo espaço impede que ele perca muita temperatura quando aberto. Seu tamanho, porém, torna necessário um espaço bem maior disponível.

O freezer vertical ocupa menos espaço. Ele também torna a organização mais fácil, já que possui prateleiras e gavetas. Também permite que você visualize com facilidade o que precisa, sendo o ideal para quem precisa de um aparelho que será aberto com mais frequência.

Entenda a capacidade de um freezer

O freezer tem sua capacidade definida por litros. Quanto maior o número, mais capacidade ele possui. Na Frigelar, você sempre encontra a capacidade do eletrodoméstico no seu nome. Analise e veja qual é a sua necessidade.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não sabe se deve comprar um freezer? Nós da Frigelar te ajudamos. Aqui vamos responder algumas questões úteis se você deseja comprar esse eletrodoméstico.

Temperatura ideal para freezers

Muitas marcas de freezer que você encontrar no mercado dividem sua temperatura em três principais modos de temperatura interna: mínima, média e máxima. Para saber regular, é preciso considerar a temperatura ambiente e o número de produtos que serão armazenados.

Temperatura mínima

Deve ser usada quando o freezer estiver com poucos alimentos, ou para dias mais frios.

Temperatura média

Deve ser a temperatura padrão do freezer, para quando o eletrodoméstico não está muito cheio e a temperatura está amena.

Temperatura máxima

Essa temperatura é a ideal se o freezer está cheio ou o dia está quente. Também é recomendada se você abre e fecha ele frequentemente.

Alimentos e o freezer

A função principal do freezer é congelar os alimentos, para impedir que os micro-organismos não estraguem a comida. Esse processo é recomendado para alguns alimentos, mas não para todos.

Como congelar alimentos no freezer

Se você deseja congelar alimentos para que eles fiquem melhor conservador, o primeiro cuidado é com a higiene. Limpar bem, se forem legumes ou verduras, e se forem alimentos cozidos, espere esfriar antes de colocar no freezer. Alimentos quentes e tampados, por exemplo, podem suar e criar espaço para a formação de micro-organismos.

O ideal é congelar em etapas, colocando primeiro na geladeira antes de passar para o freezer.

Quais alimentos que podem ser congelados

Conheça os alimentos que você pode colocar no freezer para congelar:

  • Legumes e verduras: de preferência cozidos ou branqueados, e depois guardados em uma sacolinha a vácuo;
  • Pães, também em uma sacola a vácuo;
  • Nozes e castanhas, também em uma sacola a vácuo;
  • Ovos precisam ser congelados com cuidado, uma mistura da clara e gema em um pote;
  • Leite, em uma garrafa de vidro ou plástico;
  • Queijos, em uma sacola a vácuo;
  • Frutas, ou inteiras ou em pedaços (nesse caso, sem casca e caroço);
  • Feijão não temperado;
  • Café;
  • Carne, de preferência crua, e sem descongelar e congelar de novo;

Quanto tempo dura o alimento congelado?

Cada alimento tem um tempo que pode permanecer congelado, portanto muito cuidado quando for conservar no freezer. Os principais tempos que podem ficar:

  • Carnes de gado: 12 meses;
  • Carnes de porco ou vitela: 9 meses;
  • Carnes moídas: 4 meses;
  • Legumes e hortaliças: 12 meses;
  • Frutas: 9 meses;

Como limpar seu freezer

Para conservar bem seu alimento, é importante que o freezer esteja bem limpo. Desligue ele, espere o gelo derreter e tire tudo de dentro. Passe uma mistura de água e bicarbonato de sódio, para limpar e remover o odor de comida.

Antes de guardar de novo, verifique a validade ou quanto tempo a comida está congelada, e a relação acima de quanto tempo o alimento pode ser conservado no freezer.

Como organizar seu freezer

Para manter o freezer bem organizado, é importante alguns cuidados. Sempre deixe tudo etiquetado. Mantenha os alimentos juntos, carne junto de carne, legumes com legumes e assim por diante. Também procure deixar mais para frente as coisas que você pretende pegar antes, e mais para trás o que vai ficar congelado por bastante tempo.

Outros eletrodomésticos de refrigeração

Além de refrigeradores, existem outros eletrodomésticos que podem também ser usados para a refrigeração de alimentos e bebidas.

Refrigeradores para bebidas

Para refrigerar bebidas, na Frigelar também oferecemos cervejeiras e adegas climatizadas para o seu vinho. Para alimentos, além do refrigerador e freezer, também disponibilizamos frigobares. Tudo porque somos especialistas em refrigeração e climatização.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca