Eletrodoméstico

Adega

Quer manter sua coleção de vinhos bem conservada e organizada? Conheça a adega climatizada. As garrafas vão ficar organizadas e acomodadas corretamente, mantendo sua qualidade.

Na Frigelar você pode comprar adegas de vinho de marcas, modelos e tamanhos diferentes. Use os filtros para escolher a melhor opção para suas necessidades.

O que é uma adega climatizada de vinhos

A adega climatizada é um eletrodoméstico criado para conservar seus vinhos em uma temperatura e posição correta. Enólogos e apreciadores dessa bebida sabem que existem cuidados que são importantes para que ela seja consumida com a melhor qualidade e a adega para vinhos cumpre essa função. Conheça as características e encontre a melhor adega climatizada para você!

Tipos de adegas

Para isso existem tipos diferentes de adegas. Cada tipo de adega é pensada para um ambiente.

  • • Adegas passivas: aproveitam o ambiente para manter o vinho conservado. São ambientes construídos em sua casa pensados para isso. Ideais para coleções numerosas;
  • • Adegas termoelétricas: usam a temperatura ambiente, removendo o calor da adega para manter os vinhos conservados. Funciona melhor em ambientes mais temperados
  • • Adegas com compressores: funciona como um refrigerador para vinhos. O custo desse eletrodoméstico, bem como seu consumo, são maiores do que o modelo anterior.

Como o vinho precisa ser conservado

É preciso cuidado quando for guardar seus vinhos, principalmente se o objetivo for manter ele conservado por mais tempo. Existem diferentes tipos de vinho e cada um tem uma temperatura ideal para sua conserva.

Validade do vinho

Apesar da crença popular de que os vinhos são feitos para durar dezenas de anos, isso não é verdade. Cada vinho tem uma validade, que precisa ser respeitada para que o produto seja consumido da melhor maneira possível. Vinhos brancos e rosés duram cerca de três anos, enquanto o tinto pode durar até dez.

Vinho precisa de conforto e frescor

O ideal é que o vinho não balance muito, portanto você precisa instalar sua adega em um lugar que o vinho fique confortável, firmes e sem luz. Evitar oscilações de temperatura, porque o calor diminui a qualidade da bebida.

Vinho precisa estar sempre deitado

Essa questão gerou bastante debate entre os colecionadores de vinhos, que é a maneira que as garrafas precisam ser guardadas. Ainda assim, é aceito que a melhor opção é deitar as garrafas de vinho. Isso protege a rolha e evita que o ar entre em contato com o vinho.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Você quer comprar uma adega climatizada de vinho, mas ainda está em dúvida? Nós te ajudamos com algumas questões que são perguntadas na hora de comprar esse eletrodoméstico.

Como limpar adega a adega climatizada

É muito importante limpar a adega climatizada para sempre manter seus vinhos bem conservados. Devido a baixa incidência de luz e temperatura baixa, é possível a formação de fungos e mofo. O vinho, em si, não sofre com o mofo, basta proteger a rolha com plástico que não estraga o líquido.

Para limpar bem a adega, primeiro desligue a energia elétrica. Depois, limpe por dentro com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Nunca use álcool, vinagre e outros produtos abrasivos.

As prateleiras e a parte externa da adega podem ser limpas com água e detergente neutro. Seque com um pano seco. Quando for limpar próximo ao painel de controle, ou a partes elétricas, tente passar apenas o pano seco, para não se arriscar.

Qual a temperatura que o vinho precisa ser conservado?

Aqueles que gostam de um bom vinho sabem que é preciso guardar essa bebida em uma temperatura correta ou o gosto e aroma dela podem mudar. A importância de comprar uma adega climatizada é que ela permite que seja programado exatamente a temperatura correta para que seu vinho esteja melhor conservado.

Cada tipo de vinho tem uma temperatura correta. Isso pode ser um problema se você quiser conservar diferentes tipos em uma só adega. Algumas adegas permitem que você personalize, com prateleiras com temperaturas específicas, semelhante ao congelador da geladeira.

As temperaturas ideais para guardar os vinhos são:

  • Espumante (4º a 10ºC)
  • Vinho branco (6º a 12ºC)
  • Vinho tinto leve (12º a 15ºC)
  • Vinho tinto encorpado (16º a 18ºC)

Qual é o consumo de energia de uma adega climatizada

O consumo de energia de uma adega climatizada de vinho é baixo, quase irrelevante para sua conta de luz. Apesar de ligado 24 horas por dia, ela não precisa refrigerar com a intensidade de uma geladeira e seu consumo é cerca de metade do consumo de uma geladeira comum.

Capacidade adega

Diferente de outros eletrodomésticos, a adega climatizada possui sua capacidade registrada em garrafas, bem como em litros. Isso facilita na hora de saber qual é a sua necessidade.

Como instalar a adega climatizada

Quando você for instalar sua adega climatizada em sua casa, é importante escolher bem o lugar que ela vai ser instalada. Evite lugares quentes que peguem sol, o ideal é que a temperatura ambiente não esteja acima de 25ºC. Procure deixar uns 12 cm de espaço livre ao redor dela, para que ela não superaqueça.

Tipos de eletrodomésticos

Na Frigelar você encontra outros tipos de eletrodomésticos, como refrigeradores, freezers, frigobares e cervejeiras. Venha conhecer nossos outros produtos

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca