Ar Condicionado: Convencional X Inverter

Visualmente iguais do ponto de vista estético e decorativo e com igual potência de climatização, ambos apresentam excelente conforto térmico para quem está em busca climatização de ambiente.

A diferença entre Convencional e Inverter está no interior do aparelho. A Tecnologia Inverter foi uma inovação desenvolvida e vem crescendo cada vez mais no gosto dos consumidores devido a suas grandes vantagens em relação aos aparelhos Convencionais, entre elas, a economia de energia elétrica.

Vamos ver a seguir o comparativo completo entre as 2 tecnologias.


Desempenho
Convencional

No Ar-condicionado Convencional, a temperatura no ambiente tende a ter maior oscilação durante a operação de climatização. Isso ocorre devido ao funcionamento intermitente do compressor “Liga/Desliga”, que ocasiona maior consumo energético.
Desempenho de um aparelho de Ar Condicionado Convencional

Desempenho
Inverter

Já no Ar-condicionado Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais.
Desempenho de um aparelho de Ar Condicionado Inverter

Velocidade
Convencional

Em média, o Ar-condicionado Convencional, necessita de um tempo um pouco maior de operação para atingir a temperatura desejada comparado com o Inverter.
Velocidade de um aparelho de Ar Condicionado Convencional

Velocidade
Inverter

O Ar-condicionado Inverter, geralmente, atinge a temperatura desejada com menor tempo de operação que o Convencional. Isto porque o fluído refrigerante (gás), circula com maior pressão no aparelho e resulta em melhor troca de calor.
Desempenho de um aparelho de Ar Condicionado Inverter

Ruído
Convencional

O nível de ruído da unidade externa condensadora é um pouco maior que o Inverter, pois o compressor opera com rotação fixa e intermitente (Liga/Desliga). Na unidade interna evaporadora, é comum encontrar 04 níveis de regulagem da velocidade do fluxo de ar (baixa, média, alta e automática).
Ruído de um aparelho de Ar Condicionado Convencional

Ruído
Inverter

O nível de ruído da unidade externa condensadora é menor que Convencional, pois o compressor opera com rotação variável e contínua (Não Desliga). Na unidade interna evaporadora, geralmente, encontramos um nível de regulagem adicional da velocidade do fluxo de ar que o torna mais lento e suave.
Ruído de um aparelho de Ar Condicionado Inverter

Gás
Convencional

Existem Ares-condicionados Convencionais com gás R22 e outros com R410a. Tanto o R22 quanto o R410a possuem eficiência de climatização, a diferença entre eles é que o gás R410a não afeta a camada de ozônio.
Gás de um aparelho de Ar Condicionado Convencional/>

Gás
Inverter

Todos os Ares-condicionados Inverter são equipados com gás R410a, que também é muito conhecido como Gás Ecológico e faz com que o aparelho tenha melhor rendimento se comparado com o R22.
Gás de um aparelho de Ar Condicionado Inverter

Compressor
Convencional

O compressor do Ar-condicionado Convencional trabalha com rotação fixa e intermitente (Liga/Desliga). Uma característica que pode ser observada nos compressores que utilizam o gás R22 no modo de aquecimento, é a possibilidade de congelamento do gás quando exposta a temperaturas muito baixas. Isto faz com que o aparelho inverta o ciclo de refrigeração para descongelar e continuar a operação de aquecimento do ambiente, posteriormente.
Compressor de um aparelho de Ar Condicionado Convencional

Compressor
Inverter

O compressor do Ar-condicionado Inverter trabalha com rotação variável e contínua (Não desliga) e todos com gás R410a. Este gás é o mais recomendado para localidades com temperaturas muito baixas, pois o seu funcionamento diminui a chance de congelamento.
Compressor de um aparelho de Ar Condicionado Inverter

Manutenção
Convencional

O Ar-condicionado Convencional não possui tantos componentes eletrônicos quanto o Inverter, como também, possibilita maior facilidade na obtenção de mão de obra qualificada no mercado. Possibilitando assim, um custo de manutenção geralmente mais barato e rápido.
Manutenção de um aparelho de Ar Condicionado Convencional

Manutenção
Inverter

Já os Ares-condicionados Inverter possuem maior número de componentes eletrônicos e necessitam de profissionais qualificados nesta tecnologia. Por este motivo, os custos de manutenção, geralmente, são mais caros que nos Convencionais.
Manutenção de um aparelho de Ar Condicionado Inverter

Preço
Convencional

O Ar-condicionado Convencional requer um menor investimento no valor da compra do que o Inverter. Além disso, é fácil encontrar maior variedade de Marcas e Distribuidores no mercado.
Manutenção de um aparelho de Ar Condicionado Convencional

Preço
Inverter

O Ar-condicionado Inverter requer um maior investimento no valor da compra do que os aparelhos Convencionais devido a sua tecnologia, porém, possibilitam a vantagem de menor consumo de energia elétrica.
Manutenção de um aparelho de Ar Condicionado Inverter

Agora que você já conhece as diferenças,
escolha uma das opções:

Compre o seu Ar Condicionado Convencional
Compre o seu Ar Condicionado Inverter

Escolha seu produto

Pela Marca