Ar Condicionado Split Inverter

Você já ouviu falar do ar-condicionado split inverter? Ele é ideal para quem quer climatizar o ambiente economizando no consumo de energia. A diferença está no funcionamento do compressor, o motor do aparelho. Quer saber mais? Vem que a Frigelar te explica.

Como funciona o ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split convencional desliga ao atingir a temperatura desejada e, quando necessário, liga para manter essa climatização. Já o inverter funciona com seu compressor sempre ligado, com uma rotação variável.

A velocidade do compressor acompanha a temperatura do ambiente. Conforme o ambiente fica climatizado, mais lenta fica a rotação. Isso faz com que o compressor trabalhe pouco tempo em sua rotação máxima.

A economia do ar-condicionado split inverter

Enquanto o modelo convencional liga e desliga seguidas vezes, o que causa picos de energia, o inverter trabalha com um consumo que vai reduzindo, sem picos. Isso causa uma economia de 40% no consumo de energia.

A ausência desses picos também diminui o desgaste ao aparelho. O ar-condicionado inverter possui uma vida útil mais longa que outros modelos no mercado.

O ar-condicionado split inverter é mais silencioso?

Esse modelo de baixa rotação também faz com que o nível de ruído de um ar-condicionado inverter seja menor em relação ao convencional, especialmente quando a temperatura ideal é atingida.

O ar-condicionado split inverter é uma opção ecológica

O ar-condicionado inverter usa um gás que é menos prejudicial ao meio-ambiente, o R-410A, que não possui cloro e nem afeta a camada de ozônio. Alguns modelos também contam com filtros de íons negativos, que removem a sujeira do ar e oferecem mais conforto.

Para mais informações, confira nosso artigo explicando as diferenças entre o modelo convencional e o inverter.

Como comprar um ar-condicionado split inverter

Se você quer comprar um ar-condicionado inverter, nós da Frigelar ajudamos. O primeiro passo é saber onde você quer instalá-lo. Escolha um ambiente em sua casa - seja quarto, sala, cozinha ou outro - e o estude bem. Veja seu tamanho, descubra quantas pessoas frequentam, quantos eletrodomésticos possui e se possui luz natural.

Essas informações serão relevantes quanto você precisar descobrir qual vai ser a potência que será necessária para climatizar corretamente o ambiente. Ficou em dúvida? A Frigelar te explica.

O que são BTUs?

A potência de um ar-condicionado split inverter é medida através de BTUs, sigla que significa Unidade Térmica Britânica (British Thermal Unit), que representam o quanto o aparelho consegue climatizar o ambiente. Quanto maior o número, mais potente ele será.

Como saber qual é a potência que você precisa?

Para saber qual é a potência necessária para climatizar o ambiente escolhido, nós da Frigelar oferecemos uma calculadora de BTUs. Com ela você vai encontrar o modelo com a potência necessária.

Lembre-se que escolher um modelo com potência abaixo da recomendada vai fazer com que seu ambiente não seja climatizado de maneira correta. Um ar-condicionado com mais BTUs vai ocasionar um consumo de energia maior que o necessário.

Cuidado com a voltagem

Outro fator importante na hora de comprar um ar-condicionado split inverter é cuidar da voltagem. Existem modelos de 110v e outros de 220v. É preciso saber qual é voltagem da rede de sua casa, porque não é recomendado o uso de um transformador.

Encontre os melhores preços e promoções

Na Frigelar você consegue encontrar o ar-condicionado split inverter que cabe no seu bolso. Se você está procurando uma promoção, basta ordenar os resultados para os menores preços. Com isso os modelos mais baratos vão aparecer com destaque, facilitando sua compra.

A Frigelar é especialista em refrigeração e climatização, tanto para seu ambiente de trabalho quanto para sua casa. Possuímos 50 lojas espalhadas pelo Brasil, e nosso site garante uma compra segura com entrega garantida. Não perca tempo e garanta o seu novo ar condicionado com quem é especialista - compre com a Frigelar!

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não sabe qual ar-condicionado inverter que vai comprar? Nós te ajudamos! Reunimos aqui algumas dúvidas frequentes que surgem durante a compra, para garantir que você escolha a melhor opção.

Quantos BTUs eu preciso?

Existem ares-condicionados com 9.000 BTUs, 18.000 BTUs, 36.000 BTUs… qual você deve escolher? A sigla BTU significa Unidade Térmica Britânica e significa qual é a potência que seu ar-condicionado inverter possui. Para saber qual é a potência que você precisa, use nossa calculadora de BTUs!

Como calcular o consumo do seu ar-condicionado inverter

Se você quer saber quanto vai custar manter o ar-condicionado inverter, você precisa considerar: o modelo; a potência; se é quente-frio ou apenas frio; e o fato dele ser inverter. Verifique também os fatores abaixo:

  • Média de horas que o aparelho fica ligado;
  • Média de dias de uso;
  • Preço da energia no seu Estado (por exemplo, a tarifa de São Paulo é uma das mais baixas, cada estado possui uma tarifa).

Depois é só seguir essa fórmula: (Média de horas x média de dias) X consumo kW/h X tarifa de energia.

Tipos de ares-condicionados

Se você quer comprar um ar-condicionado, precisa saber que existem diferentes tipos de modelo, cada um com sua função e objetivo. Alguns são desenvolvidos para grandes ambientes, portanto precisam de bastante potência. Outros, são para quartos menores. Conheça cada um:

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split é o modelo mais popular hoje. Ele consiste em duas partes, uma condensadora e outra evaporadora. A primeira fica instalada no exterior do ambiente e faz a troca térmica, enquanto a segunda joga o ar resfriado para dentro do ambiente. Existem vários modelos diferentes que usam a tecnologia split, como o high wall, o cassete, piso teto, multi split e outros.

O ar-condicionado split é um modelo moderno e silencioso, e todos os que usam a tecnologia inverter são splits.

Ar-condicionado multi split

O ar-condicionado multi split usa o mesmo princípio do split, mas com mais de uma evaporadora para a mesma condensadora. É uma excelente opção se você deseja climatizar dois ou mais cômodos que são próximos.

Ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é um split que fica instalado no teto ou forro do ambiente escolhido. Ele possui um design discreto, e é a melhor opção para quem não tem espaço para instalar um high wall.

Ar-condicionado piso teto

Criado para ambientes grandes e frequentados, o ar-condicionado piso teto é a escolha ideal para comércios, grandes escritórios ou salões. Ele é potente e pode ser instalado nos tetos ou pisos do local escolhido.

Ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto é recomendado para grandes ambientes, como shoppings, escolas, escritórios e grandes lojas. Ele é responsável por climatizar e dispersar o ar pelos ambientes escolhidos.

Instalação e manutenção em um ar-condicionado inverter

Para garantir o bom funcionamento e durabilidade do ar-condicionado inverter, é preciso que ele seja instalado por um técnico autorizado. Com isso você vai poder usufruir a garantia, evitar defeitos de fábrica e garantir economia de energia.

É importante que, pelo menos uma vez por ano, um técnico autorizado vá a sua residência para realizar a limpeza e manutenção preventiva. Isso vai garantir que o aparelho tenha sua vida útil ideal.

Limpeza do filtro

A limpeza do filtro pode ser realizada por você mesmo, e garante a vida util do ar-condicionado, bem como sua saúde. Se o filtro não estiver limpo corretamente, ele força o compressor a trabalhar ainda mais, e espalha microorganismos que podem causar alergia e outras doenças. Como fazer a limpeza:

  • Passo 1: Abra o aparelho
  • Passo 2: Desencaixe o filtro
  • Passo 3: Lave o filtro com água
  • Passo 4: Seque o filtro na sombra
  • Passo 5: Recoloque o filtro

É bem fácil! Veja nosso passo a passo, com dicas Frigelar no nosso blog. Vem ver!

Qual a temperatura ideal em um ambiente?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe uma temperatura considerada perfeita para espaços fechados e ela pode variar de 23°C a 26°C. Por outro lado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), separa a temperatura ideal por estações e indica de 23ºC a 26ºC para o verão e 20ºC a 23ºC para o inverno.

Estudos comprovam que temperaturas muito altas ou muito baixas podem atrapalhar a sua produtividade, tirar a sua concentração e fazer mal à saúde. Então evite temperaturas muito baixas!

O ar-condicionado inverter também pode deixar a sua noite ainda mais tranquila, melhorando seu conforto na hora de dormir.

Funções do ar-condicionado para ajudar seu sono

Além disso, você sabia que a maioria dos aparelhos de ar-condicionado possuem funções específicas para se tornar as companheiras do seu sono? Veja quais:

  • Função Sleep
    A função Sleep permite que o aparelho fique programado para ajustar automaticamente a melhor condição para o ambiente durante a noite. Ele evita que a temperatura oscile desnecessariamente, o que pode incomodar seu sono e até mesmo causar danos a sua saúde.
  • Função Feel
    Esse modo funciona como uma espécie de “modo automático” do aparelho, já que escolhe a melhor forma de funcionamento de acordo com o ambiente. Como ele sempre deixa o ambiente no clima ideal, pode ser uma boa escolha na hora de dormir.
  • Função Timer
    A função Timer permite a você programar por quanto tempo o aparelho deve funcionar, escolhendo um horário para ele ligar e desligar. Caso não goste de deixar o ar-condicionado ligado durante a noite inteira, essa é uma boa opção.
  • Função Restart
    A função Restart permite que o aparelho religue automaticamente de maneira segura após uma queda de energia. Então, caso falte luz em sua casa durante a noite, você não precisa se preocupar em ter que acordar para configurar o ar-condicionado novamente. Ele retorna do jeito que você ajustou antes de dormir.

Conheça melhor o controle do seu ar-condicionado e suas funções.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca