Ar Condicionado Portátil

Procurando uma maneira de climatizar qualquer ambiente de sua casa? O ar-condicionado portátil pode ser uma opção. Ele permite que você refrigere cômodos que não possuem a estrutura para ter um aparelho instalado, e com a mesma eficiência do equipamento convencional. Entenda como ele pode ser a opção ideal para você.

As vantagens de um ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil foi desenvolvido para climatizar ambientes que não podem contar com a instalação de um ar-condicionado convencional. Ele é um aparelho pequeno, geralmente com rodas, que pode ser carregado para o quarto que precisar de climatização. Basta plugar na tomada e ligar.

Outra vantagem do ar portátil é que podemos encontrar aparelhos tanto de 110v como de 220v. Como a maioria dos splits são 220v, o portátil se torna uma opção viável para quem não pode mexer na rede elétrica do ambiente que mora.

Como funciona o ar-condicionado portátil

Semelhante a modelos split e janela, o ar-condicionado portátil tem o mesmo funcionamento, que consiste de remover o ar quente para a entrada do ar frio. Ele não precisa de espaço ou instalação específica, mas deve ficar próximo de uma janela, com sua mangueira de ar quente para o lado de fora.

Devido ao seu tamanho, ele não consegue desenvolver uma potência muito elevada, então é recomendado para ambientes pequenos. O portátil também não consegue atingir a mesma potência que um split com o mesmo número de BTUs.

O ar-condicionado portátil libera água, como todo ar-condicionado, e mesmo que muitos possuam um reservatório interno, é preciso cuidado para não transbordar. Também é mais barulhento que um split.

Ar-condicionado portátil pode substituir o split?

Apesar de terem um funcionamento muito semelhante, o ar-condicionado portátil não pode substituir o ar-condicionado split, ou o ar-condicionado janela. Ambos vão climatizar muito melhor seu ambiente se usados. O portátil deve ser usado em ambientes cuja instalação dos modelos tradicionais não é possível.

O diferencial do ar-condicionado portátil é que ele não precisa ser instalado. Seu tubo extensor pode ser instalado em uma janela, para evitar que o ar quente prejudique a climatização do ambiente.

O aparelho que costuma ser usado pelo público quando não é possível instalar um ar-condicionado é o ventilador de teto. O ar-condicionado portátil, em comparação, climatiza mais e também permite umidificar e distribuir melhor o ar do ambiente.

Como saber qual é a potência do ar-condicionado

Quando falamos da potência do ar-condicionado, sempre falamos de BTUs. Mas o que significam BTUs? Unidade Térmica Britânica (British Thermal Unit), a medida que o aparelho consegue climatizar o ambiente escolhido. Quanto maior, mais frio - ou claro, se for um modelo quente/frio - ele gera.

Quantos BTUs você precisa

Para saber quantos BTUs você precisa para climatizar o ambiente desejado, você precisa primeiro estudar esse ambiente. Qual é o tamanho dele? Possui luz natural? Quantos eletrodomésticos ele possui?

De posse dessas informações, basta usar a calculadora de BTUs, que oferecemos em nosso site, para saber qual é a potência ideal. Um ar-condicionado mais ou menos potente que o ideal vai interferir na climatização, seja ela consumindo mais energia do que o necessário ou mesmo não atingindo um resultado satisfatório.

Lembramos que o ar-condicionado portátil, devido a suas peculiaridades, não tem a mesma efetividade em relação a modelos convencionais. Eles também chegam apenas até 18000 BTUs, portanto são recomendados apenas para ambientes pequenos.

Seja 110v ou 220v, atenção com a voltagem

Quando você comprar um ar-condicionado portátil, é preciso ficar atento à voltagem do produto. Diferente da maioria dos ares-condicionados, o modelo portátil pode ser encontrado com 110v e 220v.

Não use um transformador ou adaptador no ar portátil, não é recomendável e pode diminuir a vida útil do aparelho. Sempre dê preferência por comprar um produto que se enquadre na voltagem da sua rede elétrica.

Encontre na Frigelar os melhores preços e promoções

Agora que você conhece melhor o ar-condicionado portátil e entende o que vai comprar, pode se preocupar com o preço. Na Frigelar você encontra diversos modelos com o melhor preço. Basta selecionar ordenar resultados pelo menor preço, de preferência usando outros campos de seu interesse - 110v ou 220v, por exemplo - para encontrar o resultado mais atrativo.

A Frigelar possui 50 lojas espalhadas pelo Brasil, e oferece compra segura e entrega garantida para compras realizadas no site. É uma loja especialista em climatização e refrigeração, com mais de 50 anos de experiência no mercado. Não perca tempo, garanta seu ar-condicionado portátil na Frigelar!

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda em dúvida sobre qual a melhor opção de ar-condicionado portátil para comprar? A Frigelar te ajuda. Reunimos algumas questões que são comuns, para ajudar a tirar as dúvidas.

Quantos BTUs eu preciso?

Quando você vai comprar um ar-condicionado portátil, você encontra junto com ele a informação de quantos BTUs ele tem. Quantos você precisa?

BTUs significa a potência do aparelho, quanto maior o número, mais ele consegue climatizar o ambiente. Para saber qual é a potência que seu aparelho precisa, consulte nossa calculadora de BTUs.

Qual é o consumo do ar-condicionado portátil

Para medir quanto o seu ar-condicionado portátil vai consumir, você precisa reunir algumas informações antes: modelo e potência. Confira outros:

  • Média de horas que o aparelho fica ligado;
  • Média de dias de uso;
  • Preço da energia no seu Estado (por exemplo, a tarifa de São Paulo é uma das mais baixas, cada estado possui uma tarifa).

Depois é só seguir essa fórmula: (Média de horas x média de dias) X consumo kW/h X tarifa de energia.

Tipos de ar-condicionado

Existem diversos modelos de ar-condicionado, todos com suas especificidades para atender melhor as necessidades do cliente. Conheça melhor esses modelos:

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split possui esse nome porque possui duas unidades separadas, a condensadora e a evaporadora. A condensadora é instalada na parte exterior do ambiente e é responsável pela troca térmica. A evaporadora fica na parte interna, é ela que joga o ar refrigerado no local desejado.

O modelo mais comum de split é o high wall, em que a evaporadora fica instalada no alto da parede. Existem outros modelos, porém, como cassete, piso teto e duto.

Ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split inverter é um modelo que usa uma tecnologia inovadora para conseguir melhores resultados. A chamada tecnologia Inverter funciona no compressor do aparelho. O método convencional desligar o compressor quando a temperatura desejada é atingida. Com a tecnologia inverter, o compressor fica sempre ligado e funcionando, apenas aumentando ou reduzindo sua rotação de acordo com a necessidade.

Pode parecer pouco, mas esse funcionamento resulta em uma economia de 60% no consumo elétrico do aparelho. Também faz com que o ar-condicionado climatize o ambiente de maneira mais rápida e silenciosa.

Ar-condicionado multi split

O ar-condicionado multi split possui mais que uma evaporadora ligadas a apenas uma condensadora. Ele é a opção para quando você quer climatizar ambientes próximos.

Ar-condicionado piso teto

O ar-condicionado piso teto é um split desenvolvido para grandes ambientes. Para isso ele possui uma evaporadora que pode ser instalada de diferentes maneiras, seja no teto, parede ou piso. É um aparelho mais potente que o split high wall.

Ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é um modelo de split cuja evaporadora fica instalada no teto ou forro. Ele é voltado para ambientes pequenos, que não tem espaço para um high wall.

Ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto é indicado para grandes ambientes, frequentados por um grande número de pessoas e que precisam de circulação de ar. O ar refrigerado passa por dutos instalados no teto.

Ar-condicionado janela

O ar-condicionado janela é o modelo mais convencional, que deve ser instalado em um buraco na parede, ou janela.

Como limpar o filtro do meu ar-condicionado portátil

O filtro do ar-condicionado portátil precisa ser limpo pelo menos uma vez por mês. Isso garante a sua saúde e a vida útil do aparelho. Enquanto o compressor precisa forçar para climatizar um filtro sujo, ele também espalha microorganismos que podem causar alergias e outras doenças.

Saiba como limpar corretamente o filtro:

  • Passo 1: Abra o aparelho
  • Passo 2: Desencaixe o filtro
  • Passo 3: Lave o filtro com água
  • Passo 4: Seque o filtro na sombra
  • Passo 5: Recoloque o filtro

É bem fácil! Veja nosso passo a passo, com dicas Frigelar no nosso blog. Vem ver!

Qual a temperatura ideal do ambiente

A temperatura ideal de um ambiente, para manter o conforto e não agredir a saúde, é entre 23º e 26ºC, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A Anvisa prefere dividir em 20º e 23ºC em estações mais frias e 23º e 26ºC no período mais quente.

Portanto evite aumentar ou diminuir muito a temperatura do ambiente em que se encontra, pois isso causa desconforto e pode reduzir a capacidade de concentração e produtividade. Sempre procure ficar próximo do recomendado.

Posso dormir com o ar-condicionado ligado?

O ar-condicionado permite uma noite de sono bem tranquila e agradável, com conforto térmico que relaxa o corpo e facilita na hora de dormir. Apenas evite deixar a temperatura muito baixa, porque ela vai tornar sua noite desconfortável.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca