Ar-Condicionado

Piso / Teto

Você sabe o que é um ar-condicionado piso teto? Aqui na Frigelar nós vamos mostrar o que é e qual o tipo de situação que é a mais indicada para ele. Entenda por que esse modelo pode ser o mais indicado para você!

O que é o ar-condicionado piso teto

O ar-condicionado piso teto é um modelo de ar-condicionado que possui uma potência maior do que a de outros aparelhos split, chegando a valores como 36000, 60000 ou até 80000 BTUs. Seu nome é devido a sua evaporadora, que pode ser instalada no piso, no teto ou mesmo no meio da parede, de acordo com as suas necessidades.

Toda essa potência torna o ar-condicionado piso teto indicado para academias, salões, bares e outros ambientes espaçosos e frequentados. Também é recomendado para lugares com o pé direito alto, onde outros split não seriam tão eficientes.

Entenda o que é um ar-condicionado split

O ar-condicionado split tem esse nome porque é dividido em duas partes: a condensadora (externa) e a evaporadora (interna). Enquanto a condensadora realiza o trabalho de troca de temperatura, a evaporadora leva o ar refrigerado para o ambiente. Como ambos são ligados por cabos, é possível climatizar ambientes não tão próximos de uma saída para a rua. Esse tipo de modelo precisa ser instalado por um profissional autorizado.

O tipo mais comum de split é o high wall, cuja evaporadora precisa ser instalada no alto da parede, com variedade de potências. Existem outros modelos, que também usam o design só que com especificidades, para melhorar a climatização de diversos ambientes. O ar-condicionado piso teto é recomendado para ambientes grandes e frequentados por um grande público.

A tecnologia inverter

O ar-condicionado piso teto pode também ser um ar-condicionado split inverter. Esse modelo usa a tecnologia inverter para ter potência e economia em relação a modelos tradicionais.

A tecnologia inverter consiste em ficar com o compressor do ar-condicionado ligado o tempo todo, diferente dos modelos comuns, que ligam e desligam conforme a necessidade. Esse compressor funciona com uma rotação que vai reduzindo junto com a temperatura do ambiente. Com isso ele consegue manter a temperatura ideal por mais tempo, já que está sempre trabalhando.

O que aumenta o consumo de um ar-condicionado é o efeito liga e desliga do compressor, que criam um pico de gasto de energia. Por estar sempre ligado, ainda que funcionando em baixa rotação, o inverter acaba gastando cerca de 40% menos em relação aos modelos convencionais.

Você encontra no nosso site uma matéria explicando as diferenças entre o ar-condicionado convencionado contra o inverter.

Vantagens do ar-condicionado piso teto

Os modelos de ar-condicionado piso teto possuem um design diferenciado na evaporadora. Com isso ela pode ser instalada no piso, teto ou no meio da parede, de acordo com a vontade do dono e também o espaço disponível. Isso permite que você encontre o melhor ponto para climatizar seu ambiente.

Sua potência também é um diferencial. Quando falamos que o ar-condicionado piso teto é uma máquina mais potente que o high wall convencional, estamos dizendo que ele possui a partir de 18000 BTUs, muitas vezes chegando a valores como 36000, 60000 e até 80000 BTUs. É devido a essa potência que ele pode ser indicado a grandes espaços.

Como comprar um ar-condicionado piso teto

Se você quer comprar um ar-condicionado piso teto, existem algumas coisas que você precisa fazer antes realizar a compra. A primeiro coisa é tomar a decisão de onde vai ser instalada a condensadora e a evaporadora.

É preciso que você saiba as seguintes informações sobre o ambiente que a evaporadora vai ficar: seu tamanho; número de pessoas que a frequentam; número de eletrodomésticos; se possui luz natural. Essas informações vão ser relevantes mais para frente, quando você precisar descobrir a potência necessária para esse ambiente.

BTUs e a potência do ar-condicionado

Se você quiser saber qual é a capacidade de climatização que o ar-condicionado que você quer comprar, precisa olhar quantos BTUs ele possui. O número de BTUs, ou Unidade Térmica Britânica, representa essa sua capacidade. É isso que o significa quando valores como 36000 ou 60000 BTUs aparecem.

Quando você comprar o seu ar-condicionado piso teto, precisa qual é a potência necessária para o ambiente que quer climatizar. Para isso, use a calculadora de BTUs que oferecemos em nosso site.

Voltagem ar-condicionado piso teto

O ar-condicionado piso teto possui geralmente a voltagem de 220v. Quando você comprar, esteja atento a isso. Se sua casa não possui essa voltagem, faça as alterações necessárias antes de instalar. O uso de transformador não é recomendável.

Encontre o ar-condicionado piso teto com o melhor preço

Na Frigelar você encontra o ar-condicionado piso teto com o melhor preço. Para encontrar uma promoção que caiba em seu bolso, você pode ordenar os resultados para “menor preço”. Com os modelos mais baratos no topo, vai ser bem mais fácil encontrar um aparelho que caiba sem seu bolso.

A Frigelar é uma empresa com 50 anos de experiência no mercado de climatização e refrigeração. Nosso site garante compra segura e entrega garantida, e possuímos 50 lojas espalhadas pelo Brasil. Não perca tempo e venha comprar com a gente!

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não sabe se deve ou não comprar um ar-condicionado? Nós podemos te ajudar! Reunimos aqui algumas dúvidas frequentes de usuários.

36000, 60000 ou quantos BTUs?

Quando você começa a pesquisar um ar-condicionado piso teto para comprar, descobre sobre as diferenças entre potências. Alguns modelos têm 18000, 36000, outros chegam a 60000 e até 80000 BTUs. O que isso significa? “BTUs” significa Unidade Térmica Britânica e mede a potência que seu aparelho atinge.

Qual é o consumo do seu ar-condicionado?

Você vai comprar um ar-condicionado piso teto e não sabe qual vai ser o consumo dele? Nós te ajudamos a fazer o cálculo. Você vai precisar saber: a marca do aparelho; modelo; potência; se é só frio ou quente/frio; se é inverter. Confira outras informações abaixo:

  • Média de horas que o aparelho fica ligado;
  • Média de dias de uso;
  • Preço da energia no seu Estado (por exemplo, a tarifa de São Paulo é uma das mais baixas, cada estado possui uma tarifa).

Depois é só seguir essa fórmula: (Média de horas x média de dias) X consumo kW/h X tarifa de energia.

Tipos de ar-condicionado

O ar-condicionado piso teto não é o único que você pode comprar. Existem outros modelos, cada um com diferentes características, adequados para um determinado tipo de ambiente. Conheça-os a seguir.

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split é o modelo mais popular hoje em dia. Ele é composto por duas peças, a condensadora e a evaporadora. O modelo mais facilmente encontrado hoje é o high wall, que tem sua evaporadora instalada no alto de uma parede. Outros modelos que também usam o split, como o cassete, o piso teto e o duto.

Ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split inverter usa a tecnologia inverter para economizar o consumo de energia. Ele climatiza o ambiente mais rápido e é mais silencioso. Ele também é split, então pode ser encontrado em outros modelos que não só o high wall.

Ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é um modelo split que a evaporadora não fica instalada na parede, mas sim diretamente no teto. É o modelo ideal para quem tem pouco espaço disponível.

Ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto é recomendado para lugares espaçosos e que precisam de climatização e circulação de ar. Ginásios, escolas, fábricas e outros ambientes grandes e bastante frequentados.

Ar-condicionado portátil

Criado para climatizar ambientes que não possuem estrutura para um ar-condicionado instalado, o ar-condicionado portátil é uma opção. Ele não tem muita potência, mas pode ser colocado em qualquer cômodo com uma janela.

Instalação e manutenção do ar-condicionado piso teto

Um ar-condicionado piso teto precisa ser instalado por um técnico autorizado. Sua instalação é complexa e, caso realizada de maneira incorreta, pode causar danos ao aparelho, comprometer sua vida útil e também aumentar o consumo.

Para garantir um melhor funcionamento, é preciso também fazer revisões anuais, também com um profissional da área.

Como limpar o filtro do ar-condicionado

Um cuidado que o próprio dono do ar-condicionado precisa ter é manter o filtro sempre limpo. Pelo menos uma vez por mês você precisa tirar ele da evaporadora e realizar a limpeza.

O filtro é responsável por evitar que microorganismos venham para dentro do ambiente. Como ele fica recebendo o ar gelado, ele fica muito sujo de poeira, o que também pode ser prejudicial. Para evitar isso, é preciso mantê-lo limpo.

Confira aqui algumas dicas para limpar o filtro:

  • Passo 1: Abra o aparelho
  • Passo 2: Desencaixe o filtro
  • Passo 3: Lave o filtro com água
  • Passo 4: Seque o filtro na sombra
  • Passo 5: Recoloque o filtro

No nosso blog oferecemos um passo a passo. Vem ver!

Encontre a temperatura ideal

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a temperatura ideal para ambientes fechados fica entre 23º e 26ºC. A Anvisa divide a temperatura por estação, com 20º a 23ºC para estações frias e 23º a 26ºC para quentes.

Quando você programa o ar-condicionado, é preciso evitar temperaturas muito extremas. Elas prejudicam a concentração e o bem estar, bem como a produtividade. O mesmo serve para a hora de dormir. ar-condicionado ligado no máximo e se cobrir com edredom não é aconselhado.

Funções para ajudar na hora de dormir

O controle do ar-condicionado possui funções que podem ajudar na hora do sono. Conheça:

  • Função Sleep: Evita que a temperatura oscile, o que pode incomodar seu sono, porque programa o ar-condicionado para se ajustar a condição ideal.
  • Função Feel: Programa o ar-condicionado para ficar no “modo automático”, escolhendo o melhor funcionamento para o ambiente. Você deixa o aparelho trabalhando e pode dormir tranquilo.
  • Função Timer: Decide quando o ar-condicionado liga e quando ele desliga.
  • Função Restart: Acionando essa função faz com que o aparelho religue depois de uma queda de energia. Se faltar luz, ele volta a funcionar normalmente, com a configuração anterior a queda.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca