Ar Condicionado Multi Split

Já ouviu falar do ar-condicionado multi split? Esse tipo de modelo permite que você climatize mais de um ambiente usando apenas uma unidade externa. A Frigelar oferece opções de marcas, potências e modelos. Reunimos aqui informações que podem ser úteis na hora da compra e dicas para você encontrar o modelo que atenda suas necessidades.

O que é o ar-condicionado multi split?

O ar-condicionado multi split é um ar-condicionado que permite que você climatize 2, 3, 4 ou mesmo 5 ambientes usando apenas uma condensadora, a unidade externa do ar-condicionado. Ele é recomendado para situações que você deseja refrigerar vários cômodos de sua casa e tem pouco espaço externo disponível.

O que é o ar-condicionado split

O ar-condicionado split é composto por duas partes: a condensadora e a evaporadora. A condensadora fica na parte externa do ambiente, realizando a troca de temperatura. A evaporadora é interna, liberando o ar que deve climatizar o ambiente de maneira correta. Esse modelo permite que você climatize ambientes que não necessariamente tem uma saída para a rua.

O ar-condicionado split é um modelo que pode ser facilmente instalado, é eficiente e silencioso. Possui uma grande variedade de marcas, modelos e potências. Você encontra diversos modelos na Frigelar.

O que é a tecnologia split inverter?

O ar-condicionado multi split usa a tecnologia inverter para ter mais potência e economizar energia. Essa tecnologia usa a rotação do compressor - o motor do ar-condicionado - sempre funcionando para evitar picos e economizar energia.

Um ar-condicionado convencional fica com seu compressor ligado até atingir a temperatura assinalada. Quando ela é atingida, ele desliga, religando de tempos em tempos. Cada vez que o compressor liga, porém, acontece um pico de energia, uma das principais causas do consumo elevado de energia.

O ar-condicionado inverter, porém, mantém o compressor funcionando sempre. Ele vai regulando sua rotação, aumentando a velocidade quando o ambiente é quente e reduzindo conforme ele vai chegando na temperatura desejado. Assim ele nunca chega a desligar, apenas deixa sua rotação bem baixa, o que ajuda a manter o ambiente climatizado por mais tempo.

Economia do ar-condicionado inverter

Esse trabalho permite que o aparelho consiga cerca de 40% de economia em relação a modelos convencionais e também aumenta a vida útil do mesmo, já que os picos de energia danificam o aparelho no longo prazo. No nosso site você encontra a comparação entre split inverter contra split convencional.

O ar-condicionado multi split usa a tecnologia inverter para garantir uma maior potência e economia em relação aos modelos split tradicionais.

Vantagens do ar-condicionado multi split

Os modelos de ar-condicionado multi split combinam as principais qualidades dos modelos split inverter para oferecer a você a melhor performance. Ele permite que você combine uma condensadora com até oito evaporadoras, que permitem que você climatize diversos ambientes ao mesmo tempo economizando energia. Cada evaporadora pode ser ligada separadamente e escolher uma temperatura diferente.

Se você tem 2, 3, 4, 5 ou até 8 ambientes que precisam ser climatizados em sua casa, o ar-condicionado multi split é uma excelente opção, pois com ele você não precisa comprar um ar-condicionado diferente para cada cômodo e também economiza no consumo de energia, devido a tecnologia inverter.

Tipos de ar-condicionado multi split

Existe mais de um tipo de ar-condicionado split, e quando você opta por um multi split, pode usar evaporadoras com diferentes tipos. O modelo mais comum é o high wall, mas também é possível encontrar evaporadoras cassete, piso teto e duto.

Como comprar um ar-condicionado multi split

Quando você decide comprar um ar-condicionado multi split, você precisa escolher qual vai ser os lugares que as evaporadoras vão ser instaladas, bem como onde a condensadora vai ficar. Enquanto você examina esses locais, tome nota dos seguintes pontos nos ambientes internos: seu tamanho; quantas pessoas os frequentam; número de eletrodomésticos; possui luz natural. Esses são pontos que precisam estar claros para que você possa escolher o aparelho com a potência ideal.

Como é medida a potência de um ar-condicionado

Todo ar-condicionado possui uma medida de potência, que chamamos de Unidade Térmica Britânica (os BTUs). Eles medem o quanto o aparelho pode climatizar o ambiente escolhido. Quando está escrito que o ar-condicionado possui 9000, 12000 ou 18000 BTUs, significa que ele consegue climatizar ambientes que requerem essa potência.

Para descobrir qual a potência necessária para climatizar corretamente os ambientes desejados, você pode usar a calculadora de BTUs que temos no site.

Voltagem do ar-condicionado multi split

Quando você comprar qualquer modelo de ar-condicionado, é importante prestar atenção na voltagem dele. A grande maioria dos modelos multi split são 220v. Saiba qual é a rede de sua casa e faça alterações, se necessário. E lembre-se que transformadores não são indicados para ares-condicionados.

Encontre os melhores preços e promoções na Frigelar

Você encontra na Frigelar o ar-condicionado multi split que cabe no seu bolso. Se está procurando uma promoção, basta ordenar os resultados para encontrar o menor preço. Os modelos mais baratos estarão no topo, o que vai ajudar a encontrar um modelo que encaixe no seu orçamento.

A Frigelar é uma empresa com mais de 50 anos no mercado, especialista em refrigeração e climatização. Possuímos 50 lojas espalhadas pelo Brasil e nosso site garante compra segura e entrega garantida. Não perca tempo e garanta seu novo ar-condicionado com quem é especialista!

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não sabe se vai comprar um ar-condicionado multi split? Nós te ajudamos! Reunimos aqui algumas dúvidas comuns na hora de comprar um aparelho desse porte.

Quantos BTUs eu preciso?

Quando você começa a pesquisar sobre ar-condicionado, descobre que eles têm diferentes potências: 9000, 12000, 18000 BTUs. O que isso significa? “BTU” significa Unidade Térmica Britânica e mede a potência que seu multi split possui. Para saber qual a sua necessidade de potência, consulte nossa calculadora de BTUs.

Como calcular o consumo do seu ar-condicionado multi split

Se você procura saber qual vai ser o consumo médio que você vai ter com seu ar-condicionado multi split, nós te ajudamos a fazer o cálculo. Para isso, você precisa saber: modelo; potência; quente/frio ou apenas quente; e levar em conta o fato dele ser inverter. Confira os valores necessários abaixo:

  • Média de horas que o aparelho fica ligado;
  • Média de dias de uso;
  • Preço da energia no seu Estado (por exemplo, a tarifa de São Paulo é uma das mais baixas, cada estado possui uma tarifa).

Depois é só seguir essa fórmula: (Média de horas x média de dias) X consumo kW/h X tarifa de energia.

Tipos de ar-condicionado

Existem diferentes tipos de ares-condicionados que você pode encontrar, todos com suas características particulares e objetivos. Alguns são menores e desenvolvidos para ambientes pequenos, outros grandes, desenhados para ambientes com muitas pessoas e espaço.

No caso do ar-condicionado multi split, é possível que a evaporadora seja de um modelo diferente do split high wall, como cassete, piso teto e duto. Saiba mais!

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split é o modelo mais popular hoje em dia. O split tem esse nome por ser composto por duas partes, a condensadora (externa). Ele pode ser encontrado em vários modelos diferentes, o mais comum é o high wall, em que a evaporadora precisa ficar instalada no alto da parede do ambiente.

Existem outros modelos de split que são importantes são o cassete, duto e o piso teto. O multi split reúne evaporadoras para climatizar 2, 3, 4, 5… até 8 ambientes diferentes, todas com apenas uma condensadora.

Ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split inverter usa uma inovadora tecnologia para melhorar o seu desempenho, climatizando o ambiente mais rápido e com menos consumo de energia. Todos os modelos multi split também são inverter.

Ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é um modelo split que sua evaporadora fica instalada no teto, ou forro do ambiente desejado. Ele é recomendado para ambientes que não tem espaço para instalar uma evaporadora na parede, ou se um high wall não combina com sua decoração.

Ar-condicionado piso teto

Desenvolvido para ambientes grandes e com um alto número de pessoas, o ar-condicionado piso teto é um split que pode ser instalado nos dois lugares. Ele é potente e recomendado grandes salões,

Ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto é recomendado shoppings, escolas, ginásios e outros grandes ambientes. Ele ajuda não só a climatizar, mas também a distribuir o ar corretamente pelo ambiente.

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil foi criado para climatizar lugares que não possuem capacidade para ter um ar-condicionado instalado. Ele não é tão potente, mas pode ser manejado para diferentes ambientes, bastante que fique próximo a uma janela, para dissipar o calor.

Instalação e manutenção do ar-condicionado multi split

A instalação de um ar-condicionado split é complexa e precisa ser realizada sempre por um profissional autorizado. Isso garante a vida útil do aparelho e também que você não tenha um consumo de energia maior devido a um equívoco na instalação. No caso do multi split isso é ainda mais importante, pela instalação ser mais complexa devido ao número de evaporadoras.

Essa complexidade também torna a limpeza e revisão anual ainda mais importantes, porque é esse trabalho periódico que garante a vida útil do aparelho. Como na instalação, apenas um técnico especialista é capacitado para essa tarefa.

Limpeza periódica dos filtros

Uma manutenção que todo dono de ar-condicionado deve fazer por si só é a limpeza do filtro. O filtro fica na evaporadora, então se seu multi split tem duas, você precisará limpar dois filtros. Essa limpeza precisa ser feita pelo menos uma vez por mês.

O filtro do ar-condicionado protege quem frequenta o ambiente de uma série de microorganismos que podem causar alergias e doenças. Como ele acumula poeira, se não for limpo começa a espalhar essa sujeira junto do ar, fazendo mal para a saúde. O aparelho precisa trabalhar mais quando sujo, o que diminui sua vida útil.

Confira aqui algumas dicas para limpar o filtro:

  • Passo 1: Abra o aparelho
  • Passo 2: Desencaixe o filtro
  • Passo 3: Lave o filtro com água
  • Passo 4: Seque o filtro na sombra
  • Passo 5: Recoloque o filtro

No nosso blog oferecemos um passo a passo. Vem ver!

Existe uma temperatura ideal?

A temperatura ideal é considerada entre 23º e 26ºC, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A Anvisa prefere separar a temperatura ideal por estações, afirmando que 20º a 23ºC o ideal para o frio e 23º a 26ºC para o calor.

Temperaturas muito acima ou muito abaixo disso são prejudiciais para a saúde, acabam com o bem estar e a produtividade. Portanto evite colocar o ar-condicionado na temperatura mais baixa só porque está com calor.

O mesmo vale para a hora de dormir. O ar-condicionado pode deixar sua noite bem mais confortável.

Funções para melhorar sua noite de sono

Você encontra no controle do ar-condicionado funções que podem ajudar sua noite de sono. Conheça elas:

  • Função Sleep: Permite que o ar-condicionado fique programa para se ajustar a melhor condição durante a noite. Isso evita que a temperatura oscile, o que pode incomodar seu sono.
  • Função Feel: Funciona como um “modo automático” do aparelho, já que escolhe o melhor funcionamento de acordo com o ambiente, buscando um clima ideal. Isso é muito bom na hora de dormir, deixar o ar-condicionado trabalhando sozinho.
  • Função Timer: Permite você programar por quanto tempo o aparelho deve funcionar, escolhendo um horário para ele ligar e desligar. Uma boa opção se você não gosta de deixar o ar-condicionado ligado a noite inteira.
  • Função Restart: Acionando essa função faz com que o aparelho religue depois de uma queda de energia. Se faltar luz, ele volta a funcionar normalmente, com a configuração anterior a queda.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca