Ar Condicionado Duto

Sabe o que é um ar-condicionado duto? Aqui na Frigelar vamos explicar o que é esse modelo, suas características, vantagens e quais casos são mais indicados para comprar um. Saiba mais!

O que é um ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto é um modelo de ar-condicionado indicado para grandes ambientes que necessitam de um alto nível de potência e uma boa distribuição de ar. Ele consiste em estrutura de dutos que ficam interligadas para distribuir o ar refrigerado até as grelhas, que distribuem o ar aos ambientes escolhidos. Esses dutos são instalados no espaço entre o teto e o forro - ou, por vezes, ficam visíveis mesmo - e se instalados corretamente, não comprometem a decoração do local.

Este modelo precisa ter uma potência elevada, porque foi criado para climatizar diversos ambientes ao mesmo tempo. Escolas, casas de espetáculo, escritórios e consultórios são os lugares mais aconselhados a terem um ar-condicionado duto, tanto para sua necessidade de climatização quanto pela distribuição mais agradável de ar.

Vantagens ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto possui diversas vantagens em relação a outros modelos. É potente, porque precisa climatizar ambientes espaçosos, e silencioso porque a condensadora fica na parte externa. Também pode ajudar a distribuir melhor o ar no ambiente desejado.

Como funciona o ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto usa o ar do próprio ambiente que ele refrigera. Esse ar passa pelo filtros até as serpentinas, onde é refrigerado. Depois, esse ar é devolvido pelos dutos até os ambientes desejados.

Como instalar um ar-condicionado duto

A desvantagem do ar-condicionado duto em relação a outros modelos é a dificuldade de instalação. É preciso instalar uma rede de dutos e grelhas no ambiente desejado. Para isso, é preciso que seu ambiente comporte esse tipo de estrutura. Por isso ele é indicado para ambientes grandes.

O que é o ar-condicionado split dutado

O ar dutado não é nada mais que um ar-condicionado split com um modelo diferente. Ele é dividido em duas partes, a condensadora e a evaporadora. A condensadora fica na parte externa do ambiente, realizando a troca de temperatura. A evaporadora fica dentro, ligada aos dutos para distribuir o ar refrigerado.

Apesar do high wall ser o split mais conhecido, outros modelos - como o próprio duto - também se enquadram nessa tecnologia. Exemplos como o multi split, o cassete e o piso teto.

O ar-condicionado split inverter

Muitos modelos mais novos estão chegando com a tecnologia inverter. Esse ar-condicionado split inverter possui vantagens em relação ao modelo convencional: ele climatiza o ambiente de maneira mais rápida e com um consumo e ruído menor.

O diferencial do modelo inverter em relação ao comum é o funcionamento do compressor, o motor do ar-condicionado. Enquanto o modelo comum faz seu compressor ligar até climatizar o ambiente e desligar, o modelo inverter faz seu motor sempre funcionar.

A principal razão para o consumo do ar-condicionado tradicional é que seu compressor tem picos enquanto liga e desliga. Com o inverter, o compressor apenas reduz seu giro conforme o ambiente climatiza. Isso evita os picos, poupando muita energia.

Vários ares-condicionados dutados são feitos como inverter agora. Devido a sua potência elevada e economia do consumo, se torna interessante que essa tecnologia esteja presente no ar duto.

Como comprar um ar-condicionado duto

Antes de comprar um ar-condicionado, seja ele duto ou qualquer outro modelo, é preciso que você junte uma série de informações e tome algumas decisões para que a compra seja acertada e seus problemas resolvidos. A primeira decisão precisa ser: onde você vai instalar o seu novo ar-condicionado.

É importante saber onde o ar-condicionado será instalado porque é preciso saber detalhes do local. Seu tamanho, luz natural, número de pessoas que o frequentam e número de eletrodomésticos. Essa informação é fundamental para saber qual vai ser a potência necessária para uma climatização correta.

Como saber qual é a potência do ar-condicionado?

Para saber qual é a potência que um ar-condicionado possui, basta olhar seu número de BTUs. Esse número representa a capacidade de refrigeração que o aparelho possui. BTUs significa Unidade Térmica Britânica, e quanto maior, maior é essa capacidade.

De posse das informações sobre o ambiente que você deseja climatizar, você vai descobrir qual a potência necessária. Insira os dados na calculadora de BTUs para saber a potência ideal para climatizar seu ambiente.

Voltagem do ar-condicionado duto

A maioria dos ares-condicionados dutados são encontrados com voltagens entre 220v e 380v. Fique atento a isso na hora de comprar, porque um aparelho com a voltagem errada pode se tornar um problema. Evite transformadores, que diminuem a vida útil do aparelho.

Encontre o melhor ar-condicionado duto na Frigelar

Já escolheu o ar-condicionado dutado com as características certas para você? Agora pode lidar com outro dos principais pontos na hora da compra: o preço. Aqui na Frigelar também podemos ajudar com isso também: selecione a opção “menor preço” que os aparelhos mais baratos vão para o topo. Isso vai facilitar na hora de escolher o aparelho.

A Frigelar possui 50 lojas espalhadas pelo Brasil. É uma empresa especializada em refrigeração e climatização com mais de 50 anos de experiência no mercado.

Na Frigelar nós trabalhamos com compra segura online e entrega garantida. Não perca tempo e venha comprar conosco!

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda não decidiu se o ar-condicionado duto é aquele que você quer? Não sabe como comprar um ar-condicionado? Estamos aqui para ajudar. Confira algumas perguntas que são frequentemente feitas.

36000, 48000, 58000 BTUs? O que significam esses números?

Se você está procurando um ar-condicionado, já deve ter encontrado esses números mais de uma vez. Eles significam a potência do ar-condicionado, os BTUs 36000, 48000 e 58000 significam sua potência. Com base nesse número você consegue medir qual é a capacidade que o aparelho possui de climatizar o ambiente.

Como medir o consumo de um aparelho de ar-condicionado duto

Quer saber qual vai ser o consumo que seu ar-condicionado duto antes de comprar. É possível medir isso sim. Para isso você precisa: da marca; modelo; potência; se é frio ou quente/frio; se é inverter ou não. Também são necessárias outras informações:

  • Média de horas que o aparelho fica ligado;
  • Média de dias de uso;
  • Preço da energia no seu Estado (por exemplo, a tarifa de São Paulo é uma das mais baixas, cada estado possui uma tarifa).

Depois é só seguir essa fórmula: (Média de horas x média de dias) X consumo kW/h X tarifa de energia.

Tipos de ar-condicionado

Na Frigelar você encontra diversos modelos de ares-condicionados, todos com suas características e significados. Conheça melhor esses modelos:

Ar-condicionado split

O ar-condicionado split high wall é o modelo mais popular nos dias de hoje. Possui esse nome porque possui duas partes, a condensadora externa e a evaporadora interna. O high wall é o mais conhecido, que a evaporadora no alto da parede. Pode ser encontrado em vários formatos.

Ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split inverter é um aparelho mais caro, mas também mais econômico. Ele climatiza o ambiente mais rápido e de maneira mais silenciosa. Por também ser um split, ele é encontrado em vários formatos, o mais comum o high wall.

Ar-condicionado multi split

O ar-condicionado multi split é um modelo de split com um diferencial: ele possui mais de uma evaporadora. Enquanto o tradicional split é de uma evaporadora e condensadora, o multi split trabalha com pelo menos duas evaporadoras ligadas a uma condensadora. Isso permite a ele climatizar mais de um ambiente.

Ar-condicionado piso teto

O ar-condicionado piso teto é um split cuja evaporadora possui um design diferente do convencional, que permite que ela seja instalada no teto, no piso ou mesmo no meio da parede. É um modelo mais potente, recomendado para ambientes grandes e com fluxo de pessoas.

Ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é um modelo split cuja evaporadora fica instalada no teto do local escolhido. Potente e capaz de direcionar o ar para vários pontos, é indicado para lugares que precisam de aparelhos potentes e não tem espaço para instalar high walls e modelos semelhantes.

Ar-condicionado janela

Modelo mais tradicional, o ar-condicionado janela possui esse nome porque precisa ser instalado em um buraco na parede, ou em uma janela criada especialmente para isso. Apesar de não tão potente, seu diferencial é a facilidade de instalação.

Ar-condicionado portátil

Desenvolvidos para ambientes que não podem ter um aparelho instalado, o ar-condicionado portátil é uma opção de fácil instalação. Não é tão potente, e precisa ser ligado próximo a uma janela, mas pode ajudar na climatização.

Instalação e manutenção do ar-condicionado duto

A instalação de um ar-condicionado não é fácil, é recomendada que ela seja realizada sempre por um profissional autorizado e experiente. No caso do ar-condicionado duto, isso é ainda mais importante.

Devido ao sistema de dutos e grelhas que precisa ser instalado em seu forro, essa é uma instalação especialmente cara e trabalhosa. Ainda assim, as vantagens do modelo compensam esse problema.

Pelo menos uma vez por ano seria importante chamar um técnico especializado para revisar e fazer a manutenção do aparelho. Isso pode garantir a vida útil do ar-condicionado dutado.

Também é preciso fazer a limpeza dos dutos e grelhas. O recomendado é que uma empresa especialista nisso também faça essa limpeza. Eles também limpam os filtros.

Qual é a temperatura ideal?

A Organização Mundial de Saúde considera que a temperatura ideal para o ambiente deve estar entre 23º e 26ºC em um ambiente fechado. Essa medida não leva em conta outros fatores, como a estação e a temperatura externa.

A Anvisa, porém, divide a temperatura ideal por estações quentes e frias. No calor, a temperatura ideal fica entre 23º e 26ºC, enquanto no frio ela reduz para 20º e 23ºC.

Quando for programar seu ar-condicionado, lembre-se que o corpo humano não se adapta muito bem à temperaturas extremas. Programar para 20ºC, ou menos, vai reduzir seu conforto e produtividade.

Funções do ar-condicionado para ajudar no seu sono

Além de ajudar a melhorar seu conforto, o ar-condicionado também pode tornar sua noite de sono mais agradável. Para isso, ele conta com funções no controle do ar-condicionado que podem ajudar. Confira algumas:

  • Função Sleep: Mudanças de temperatura costumam incomodar durante o sono, então essa função permite que você ajuste o ar-condicionado para sua condição ideal.
  • Função Feel: Essa função deixa o ar-condicionado no automático. O próprio aparelho escolhe qual o melhor funcionamento para aquele ambiente e lugar.
  • Função Timer: Função que permite a você programar quando o ar-condicionado deve ligar e desligar, e com qual temperatura.
  • Função Restart: Com essa função, se seu ar-condicionado for desligado por algum motivo externo - uma queda de energia, por exemplo - ele vai se religar com a configuração que você inseriu aqui.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca