Ar Condicionado Cassete

Você sabe o que é um ar-condicionado cassete? Nós da Frigelar vamos explicar melhor esse modelo, suas vantagens e porque você deveria considerar comprar um. Venha conhecer!

O que é o ar-condicionado cassete?

O cassete é um modelo de ar-condicionado cujo diferencial é o fato dele ser instalado no forro do ambiente desejado. Potente, silencioso e capaz de direcionar o ar conforme o desejado, é uma excelente opção para quem precisa de potência e não dispõe de espaço para instalar.

O ar-condicionado cassete split

Todo cassete é um ar-condicionado split. O split possui esse nome porque é dividido em duas partes diferentes: a condensadora e a evaporadora. A condensadora fica na parte externa do ambiente, realizando a troca térmica, enquanto a evaporadora é instalada no ambiente escolhido.

O tipo mais comum de split é o high wall, cuja evaporadora é instalada no alto da parede, com variedade de potência e possibilidades. Existem outras, porém, como o próprio ar-condicionado cassete, o piso teto, o duto ou mesmo o multi split.

O ar-condicionado cassete inverter

Alguns ares-condicionados hoje possuem uma inovadora tecnologia chamada Inverter, que torna a climatização mais rápida e reduzem o consumo. Essa tecnologia tem como base o funcionamento do compressor, o motor do ar-condicionado.

O compressor do ar-condicionado tradicional fica ligado até o ambiente atingir a temperatura desejada, aí ele desliga. De tempos em tempos ele vai religar para manter a temperatura. Esse liga e desliga causa picos no consumo de energia, aumentando o gasto do aparelho.

O ar-condicionado split inverter, por outro lado, faz com que seu compressor trabalhe de uma maneira diferente: ele reduz a rotação conforme o ambiente fica mais climatizado. Com isso o consumo é reduzido, porque com ele não acontecem os picos de energia.

Muitos modelos cassete são inverter também, mas não todos. É uma excelente opção mais econômica, mas também mais cara que o convencional.

Vantagens do ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é um modelo muito bom para pessoas que procuram um aparelho silencioso, potente e que não ocupe espaço no ambiente. Possui direcionadores de ar, que permitem uma melhor distribuição no ambiente desejado.

O fato da evaporadora ficar no forro economiza espaço e permite que a decoração do ambiente não seja tão afetada. Como ele é silencioso e potente, pode ser usado para climatizar grandes ambientes.

Os quatro direcionadores de ar ajudam a controlar a distribuição. Eles permitem que você aponte o ar para até quatro pontos, permitindo que mesmo ambientes espaçosos consigam uma boa climatização.

Como comprar um ar-condicionado

Antes de realizar a compra de um modelo de ar-condicionado, é preciso que você saiba algumas coisas e tome algumas decisões. A primeira delas: onde você quer instalar seu ar-condicionado.

Escolhido o ambiente, é preciso saber algumas coisas sobre ele: qual é seu tamanho; quantas pessoas o frequentam, em média; se possui luz natural; número de eletrodomésticos. Essas informações são importantes para medir qual será a potência que seu ar-condicionado vai precisar.

O que são BTUs?

A potência de um ar-condicionado cassete é medida atrás de BTUs, Unidades Térmicas Britânicas. Quanto maior seu número, melhor o aparelho consegue climatizar o ambiente desejado. Isso que significam os valores como 30000, 36000 e 48000 BTUs.

De posse das informações que você tem sobre o ambiente que deseja climatizar será possível saber qual a potência que será necessária. Aqui na Frigelar nós oferecemos uma calculadora de BTUs, para que você saiba qual é a potência ideal para seu ambiente.

Voltagem do ar-condicionado

Como a maioria dos modelos split, o ar-condicionado cassete também é, em sua maioria, um produto 220v. Para evitar problemas e também diminuir a vida útil de seu aparelho, evite usar transformadores. Sempre dê preferência para fazer as adaptações na sua instalação elétrica.

Encontre o melhor ar-condicionado cassete na Frigelar

Depois de cuidar dos principais aspectos técnicos, é hora de lidar com outra questão essencial: o preço! Nós da Frigelar estamos aqui para ajudar, portanto para encontrar valores mais acessíveis, a melhor opção é ordenar os resultados para “menor preço”. Isso vai fazer com que os aparelhos mais baratos vão para o topo.

A Frigelar é uma empresa especialista em refrigeração e climatização com mais de 50 anos de experiência no mercado. Possui 50 lojas espalhadas pelo Brasil, e nas compras online sempre garante compra segura e entrega garantida. Não perca tempo e venha comprar com a gente.

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Não sabe se o ar-condicionado cassete é o modelo que você procura? Ou tem dúvidas em como comprar um ar-condicionado? Não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar. Respondemos algumas dúvidas frequentes dos usuários.

30000, 36000, 48000 BTUs? O que isso quer dizer?

Durante a pesquisa para comprar o ar-condicionado cassete, você se deparou muitas vezes com números como esse. Esses números - 30000, 36000, 48000 BTUs - significam a potência do aparelho, sua capacidade de climatizar o ambiente desejado. “BTU” quer dizer Unidade Térmica Britânica.

Como medir o consumo do aparelho de ar-condicionado cassete?

Antes de comprar o aparelho, você quer saber qual vai ser o consumo dele? Nós podemos te ajudar a fazer esse cálculo. O que você precisa saber: marca do aparelho; modelo; potência; se é frio ou quente/frio; se é ou não inverter. Informações abaixo:

  • Média de horas que o aparelho fica ligado;
  • Média de dias de uso;
  • Preço da energia no seu Estado (por exemplo, a tarifa de São Paulo é uma das mais baixas, cada estado possui uma tarifa).

Depois é só seguir essa fórmula: (Média de horas x média de dias) X consumo kW/h X tarifa de energia.

Tipos de ar-condicionado

Existem diversos modelos de ar-condicionado, todos adequados para um tipo específico de ambiente e uma necessidade. Conheça melhor esses modelos:

Ar-condicionado split

Modelo mais popular hoje em dia, o ar-condicionado split tem esse nome por ter duas partes. Uma delas fica instalada externamente, a outra fica no ambiente que precisa ser climatizado. O mais popular dentre eles é high wall, que deve ser montado no alto da parede.

Ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split inverter usa sua tecnologia para diminuir o consumo do aparelho. Apesar de mais caro que o convencional, ele climatiza mais rápido o ambiente e também é mais silencioso. Por ser um split, ele pode ser encontrado em diferentes formatos.

Ar-condicionado multi split

Usando o mesmo princípio do split, o ar-condicionado multi split é um modelo de ar-condicionado que usa diversas evaporadoras integradas a apenas uma condensadora. É o ideal para climatizar ambientes próximos.

Ar-condicionado piso teto

O ar-condicionado piso teto é um modelo split que foi desenvolvido com uma evaporadora diferente, que pode ser instalada seja no piso, parede ou teto. É um tipo de aparelho mais potente, recomendado para grandes ambientes.

Ar-condicionado duto

Recomendado para grandes ambientes, o ar-condicionado duto é montado no forro ou teto do ambiente escolhido, em dutos que espalham o ar conforme o desejado. Além de climatizar, ele pode ser usado para espalhar o ar conforme o selecionado.

Ar-condicionado janela

Modelo mais tradicional do mercado, o ar-condicionado janela tem esse nome porque precisa ser instalado em um buraco na parede. Seu diferencial é a facilidade de instalação.

Ar-condicionado portátil

Existem muitos ambientes que não podem ter um ar-condicionado instalado. Para esses, o modelo mais recomendável é o ar-condicionado portátil. Basta colocá-lo próximo de uma janela, ligar e deixar ele climatizar seu ambiente.

Instalação e manutenção de ar-condicionado cassete

Todo ar-condicionado precisa ser instalado por um técnico especializado e autorizado. É uma instalação complexa, que precisa de alguém com experiência. Caso não seja realizada corretamente, é possível que cause danos no aparelho, diminuindo sua vida útil, bem como aumentando o consumo.

Pelo menos uma vez por ano seria importante que fosse realizada uma revisão e manutenção preventiva. Isso vai permitir que o aparelho funcione por mais tempo.

O filtro do ar-condicionado e como limpar

O filtro do ar-condicionado serve para que ele impeça que impurezas venham do aparelho para dentro do ambiente climatizado. Isso faz com que ele fique sujo e empoeirado, facilitando a entrada de microorganismos que podem causar alergias e outros problemas de saúde.

Para que ele funcione corretamente, é importante pelo menos uma vez por mês você remova o filtro e o limpe. Veja algumas dicas como:

  • Passo 1: Abra o aparelho
  • Passo 2: Desencaixe o filtro
  • Passo 3: Lave o filtro com água
  • Passo 4: Seque o filtro na sombra
  • Passo 5: Recoloque o filtro

No blog você encontra um passo a passa de como limpar o filtro do ar-condicionado.

Existe uma temperatura ideal?

As fontes divergem sobre qual seria considerada a temperatura ideal para um ambiente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que um ambiente fechado com temperatura entre 23º e 26ºC é o recomendado.

Já a Anvisa diferencia estações entre quentes e frias para achar uma temperatura indicada. Durante as estações mais frias, o recomendado é que a temperatura de um ambiente fechado fique entre 20º e 23ºC, enquanto nas estações mais quentes a recomendação é 23º e 26ºC.

Quando você programar o ar-condicionado, tenha essas temperaturas em mente. Apesar de ser tentador colocar a temperatura lá em baixo durante o calor, é preciso ter cuidado. Temperaturas extremas fazem mal para a saúde e causam desconforto, prejudicando a concentração e produtividade.

Ar-condicionado na hora de dormir

O ar-condicionado pode ser um aliado importante na hora de dormir, melhorando seu bem-estar e conforto. Para isso, nada de temperatura lá embaixo e se enrolar no edredom. Aposte em uma temperatura confortável.

Existem algumas funções no controle do ar-condicionado que podem ajudar na hora de dormir. Conheça algumas:

  • Função Sleep: Mudanças de temperatura costumam incomodar durante o sono, então essa função permite que você ajuste o ar-condicionado para sua condição ideal.
  • Função Feel: Essa função faz com que o ar-condicionado se programe, escolhendo o melhor funcionamento para o ambiente. Você pode ir dormir tranquilo, pois o aparelho estará no automático.
  • Função Timer: Você programa quando o ar-condicionado liga e desliga, e qual vai ser a temperatura que ele deve trabalhar.
  • Função Restart: Programando essa função, se acontecer alguma queda de energia e o ar-condicionado desligue, quando ele religar, vai seguir com esse funcionamento.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca