Ar-Condicionado Janela

Você sabe o que é o ar-condicionado de janela? Acha que ele está ultrapassado? Saiba que ainda hoje esse modelo é bastante usado, devido a suas características e a maneira que funciona. Entenda porque esse aparelho pode ser o ideal para você!

Vantagens do ar-condicionado de janela

O ar-condicionado de janela é o modelo mais tradicional de ar-condicionado. Ele consiste em uma peça que reúne dentro de si: compressor, condensador e evaporador. Isso o torna um produto compacto e de fácil instalação, porque muitos prédios ainda possuem suporte de entrada para que ele seja montado.

Facilidade na instalação do ar-condicionado de janela

A principal qualidade do ar-condicionado de janela é a facilidade de instalação. Como ele é composto por uma unidade única e independente, sua instalação é facilitada em relação a modelos como split ou cassete, porque basta que ele fique em uma janela ou buraco na parede, para poder realizar a troca térmica. Isso é ainda mais vantajoso porque existem inúmeros prédios com o suporte já preparado para sua instalação.

Múltiplas voltagens

Diferente de outros modelos, o ar-condicionado de janela pode ser comprado em mais de uma voltagem, seja 110v ou 220v. É uma preocupação a menos na hora de comprar um aparelho. Basta que ele seja instalado no lugar correto e plugado em uma tomada com a voltagem desejada.

Como comprar um ar-condicionado janela

Você quer comprar um ar-condicionado janela? Que bom, nós da Frigelar podemos ajudar. O primeiro passo a ser realizado quando alguém planeja comprar um condicionador de ar é decidir onde vai instalá-lo, analisar bem esse ambiente e decidir qual vai ser a potência.

A importância de saber onde vai instalar o ar-condicionado de janela

Onde você quer instalar o ar-condicionado de janela possui já o lugar disponível para a instalação? Vai ser preciso abrir um buraco na parede? É bom decidir isso e já deixar tudo pronto antes da compra. Quantas pessoas o frequentam? Qual é seu tamanho? Ele recebe luz natural? Qual o número de eletrodomésticos que você encontra nele?

Todas essas informações vão ser importantes na hora de saber qual é a potência indicada para climatizar o ambiente escolhido.

BTUs e a potência do ar-condicionado

Quando falamos na potência do ar-condicionado, estamos na realidade falando em BTUs, ou Unidade Térmica Britânica (British Thermal Unit). Essa medida é usada para definir a capacidade de climatização do aparelho, quanto maior seu número, mais frio (ou calor) ele consegue gerar.

Como saber quantos BTUs você precisa?

De posse das informações que você possui sobre o local escolhido para a instalação do ar-condicionado janela, você já pode saber qual a potência que precisa. Aqui na Frigelar nós oferecemos uma calculadora de BTUs para facilitar sua vida.

É importante que o número de BTUs seja o recomendado porque caso você opte por um aparelho com menos potência que a sugerida, o ambiente não vai ser climatizado de maneira correta. Um número maior acarretará em um consumo de energia acima do necessário.

Os modelos de ar-condicionado de janela mais usados são os de 7500, 10000 e 12000 BTUs.

Cuidado com a potência

Na hora que você realizar a compra do ar-condicionado janela, cuide para que a voltagem esteja correta. Como o ar-condicionado janela possui ambas as opções, de 110v e 220v, escolha aquela que você encontra na sua casa.

Não se esqueça que não é recomendado o uso de transformadores, porque isso pode acarretar em problemas para o aparelho.

Encontre os melhores preços e promoções na Frigelar

Agora que você já sabe quais opções deve escolher para um melhor desempenho do seu ar-condicionado, é preciso cuidar outro ponto fundamental na hora de realizar uma compra: o preço. Encontrar o melhor preço do ar-condicionado que você deseja é muito fácil na Frigelar.

Para encontrar a promoção com o menor preço, basta ordenar os resultados que são mostrados para o menor preço. Isso vai facilitar na hora de realizar a compra.

A Frigelar é especialista em refrigeração e climatização, com 50 anos de experiência no mercado. Possui 50 lojas especializadas pelo Brasil e um site que garante a compra segura com entrega garantida. Não perca tempo e garanta seu novo ar-condicionado janela com a Frigelar!

Leia Mais

Ordenar por:
Carregar mais

Ainda tem dúvidas sobre qual deve ser a melhor opção de ar-condicionado de janela para comprar? A Frigelar te ajuda. Reunimos algumas dúvidas frequentes para ajudar você a fazer a compra sem dúvidas.

Quantos BTUs eu preciso? 7500, 9000, 12000 BTUs?

Quando você compra um ar-condicionado janela, está acostumado a ver junto deles um número de BTUs, algo como 7500, 9000, 12000… entre outros. Qual você deve escolher?

A unidade BTU significa Unidade Térmica Britânica (British Thermal Unit), e mede o quanto o ar-condicionado pode climatizar um ambiente. Para saber qual é a potência que seu aparelho precisa, você pode usar a calculadora de BTUs que temos no site.

Quanto o seu ar-condicionado de janela consome de energia?

Você quer saber quanto seu aparelho vai custar em gasto mensal, antes de comprar? Para isso você precisa algumas informações, antes: modelo, potência, se é quente ou frio, ou apenas frio. Verifique outros fatores abaixo:

  • Média de horas que o aparelho fica ligado;
  • Média de dias de uso;
  • Preço da energia no seu Estado (por exemplo, a tarifa de São Paulo é uma das mais baixas, cada estado possui uma tarifa).

Depois é só seguir essa fórmula: (Média de horas x média de dias) X consumo kW/h X tarifa de energia.

Tipos de ares-condicionados

O ar-condicionado de janela não é o único modelo que existe. Existem outros, direcionados para ambientes maiores e com necessidade de mais potência, ou sem espaço para a instalação de um modelo mais tradicional.

Conheça esses modelos, e veja se não se aplicam melhor a suas necessidades.

Ar-condicionado split

Diferente do tradicional ar-condicionado de janela, o ar-condicionado split possui duas unidades separadas, uma na área externa, a “Condensadora”, e outra dentro do ambiente desejado para climatizar, a “Evaporadora”. Essas duas partes trabalham em conjunto para climatizar seu ambiente.

O modelo split mais popular é “high wall”, que fica no alto da parede. Ainda assim ele não é o único, e existem outros modelos que usam um design semelhante para climatizar o ambiente.

Ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split inverter é um modelo de split que usa a inovadora tecnologia inverter, que garante climatização mais rápida e economia no consumo. Isso ocorre porque o compressor do aparelho funciona de maneira diferente, ele vai aumentando e diminuindo sua rotação conforme a necessidade, maior quando o ambiente ainda está quente, e menor quando ele vai resfriando.

Essa alteração faz com que o compressor não precise do arranque de ligar, como os splits convencionais fazem, e é uma das principais causas dos gastos de consumo. Também ajuda o ambiente a se manter climatizado por mais tempo.

Ar-condicionado multi split

O ar-condicionado multi split usa a lógica do aparelho split, mas com duas ou mais evaporadoras ligadas a uma condensadora. Ele é usado para climatizar ambientes que são próximos, economizando com os gastos de dois splits.

Ar-condicionado piso teto

Também um modelo de split, o ar-condicionado piso teto foi desenvolvido para grandes ambientes, contando com mais potência que o modelo convencional. Sua evaporadora pode ser instalada no piso ou no forro do ambiente, de acordo com o espaço disponível.

Ar-condicionado cassete

O ar-condicionado cassete é um modelo de split que é instalado no teto, ou forro, do ambiente desejado. Ele é voltado para ambientes pequenos, que não possuem espaço para uma evaporadora.

Ar-condicionado duto

O ar-condicionado duto é indicado para grandes ambientes, como escritórios, ginásios, shoppings e outros lugares com muitas pessoas e necessidade de circulação de vento.

Ar-condicionado portátil

Criado para climatizar lugares que não suportam a instalação de um ar-condicionado, o modelo ar-condicionado portátil é composto por um kit com um cano flexível que deve ser colocado em uma janela, que é por onde sairá o ar quente. Ele possui potência máxima de 14000 BTUs, então é recomendado para ambientes pequenos.

Posso instalar meu ar-condicionado?

Muitas pessoas se perguntam se elas próprias não podem instalar seu ar-condicionado. O recomendável é que um técnico autorizado faça o procedimento de instalação. Assim você garante o funcionamento correto, a garantia contra defeitos de fábrica e economia de energia. Sempre chame um profissional especializado.

Ar-condicionado precisa de manutenção periódica?

Sim, a manutenção do seu ar-condicionado de janela precisa ocorrer pelo menos uma vez por ano, também realizada por um profissional especializado. A limpeza do filtro, por outro lado, pode ser realizada por qualquer pessoa.

Como posso limpar meu filtro?

Dependendo do uso do ar-condicionado de janela, o filtro precisa ser limpado pelo menos uma vez por mês. Essa prática garante a vida útil do aparelho e também sua saúde, pois diversos microrganismos são espalhados enquanto o ar-condicionado trabalha.

  • Passo 1: Abra o aparelho
  • Passo 2: Desencaixe o filtro
  • Passo 3: Lave o filtro com água
  • Passo 4: Seque o filtro na sombra
  • Passo 5: Recoloque o filtro

É bem fácil! Veja nosso passo a passo, com dicas Frigelar no nosso blog. Vem ver!

Qual a temperatura ideal para o ambiente

A temperatura ideal para um ambiente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode variar entre 23º e 26ºC em ambientes fechados. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) divide a temperatura ideal por estações, com 23º a 26ºC no verão e 20º a 23ºC no inverno.

Evite então baixar muito a temperatura do ambiente, especialmente no verão. Temperaturas muito baixas (ou altas) podem reduzir o conforto e também a produtividade, tirar sua concentração e fazer mal para a saúde.

Faz mal dormir com o ar-condicionado ligado?

O ar-condicionado janela pode deixar sua noite bem mais confortável, afastando o calor e tornando sua noite agradável. Não precisa colocar a temperatura lá embaixo e depois se cobrir com cobertor, siga as indicações de temperatura acima e bom sonhos.

Vantagens de comprar um ar-condicionado janela

O aparelho de ar-condicionado janela, além de melhorar a temperatura ambiente, também oferece outras vantagens:

  • Conforto: O benefício que o ar-condicionado oferece à sua saúde é o controle de qualidade do ar. A climatização artificial potencializa seu bem estar.
  • Purificação de ar: Enquanto climatizam, os aparelhos também mantém o ar limpo por mais tempo. O espaço fica mais saudável e melhora o ar para todos.
  • Mofo: Muitos aparelhos de ar-condicionado também tem a opção de desumidificar o ar. Com isso, quem mora em regiões muito úmidas pode usar o ar-condicionado para remover a umidade e também o mofo.
  • Antialérgico: alguns modelos de ar-condicionado possuem a capacidade de combater o crescimento de fungos, evitando sintomas como espirros e irritações de origem alérgicas.

Para esses e outros benefícios, contate a Frigelar para escolher o melhor ar-condicionado para o seu ambiente.

Leia Mais

Escolha seu produto

Pela Marca