Perguntas Frequentes

O que é Split?

É um sistema de ar condicionado onde a condensadora (unidade externa) é separado da evaporadora (unidade interna) e interligado através de linhas frigorígenas.

O que é tecnologia Inverter?

É uma tecnologia onde o compressor trabalha com variação de velocidade e frequência, com isto, economiza em até 40% o consumo de energia elétrica.

Qual a diferença entre o Inverter e o Convencional?

O compressor convencional não tem velocidade variável e sempre será fixa, com isto, consome mais energia elétrica.

Quais as vantagens de um aparelho de ar condicionado Split?

Versatilidade, menor ruído, maior economia de energia e design.

O que são BTUs?

British Thermal Unit, unidade térmica britânica que quantifica a capacidade do equipamento ou motor.

Como é feito o cálculo de BTUs?

Depende da dissipação térmica de pessoas, insolação, calor sensível e latente por equipamentos, iluminação ou motores elétricos dentro de um ambiente.

Existe aparelho 110V?

Todos os aparelhos do tipo Split são fabricados em 220V. Para os aparelhos chamados “Janela” existe a possibilidade de 110V.

O produto vem com kit de instalação?

Não.

O que é evaporadora e condensadora?

Evaporadora é a unidade que fica dentro do ambiente à ser climatizado, a condensadora é a unidade que fica o compressor e fica no lado externo do ambiente à ser climatizado.

Existe limite de distância entre a evaporadora e a condensadora?

Sim, e varia conforme o produto ou tecnologia, antes da compra deve ser considerado as capacidades permissíveis de metragem das linhas frigorígenas de cada aparelho, estas distancias estão disponíveis na ficha técnica do produto.

O que é compressor?

É o coração do sistema frigorígeno, é ele que impulsiona o gás refrigerante da unidade condensadora até a unidade evaporadora fazendo o circuito completo de refrigeração.

Qualquer pessoa pode instalar um aparelho de ar condicionado split?

Não, por ser um produto que trabalha com variações de pressão do gás refrigerante, é necessário um técnico treinado para a perfeita utilização das ferramentas de instalação e de aferimento das cargas de gás corretas para o perfeito rendimento e funcionamento do produto, procure sempre uma rede autorizada ou instalador credenciado pelo fabricante ou loja revendedora do produto.

Posso instalar o ar condicionado por conta própria?

Não, para garantia do produto e seu perfeito funcionamento, é necessário que a instalação seja feita por uma empresa autorizada ou credenciada pelo fabricante.

Onde posso verificar as assistências técnicas autorizadas?

Na rede de lojas Frigelar as equipes de vendas podem indicar as redes autorizadas ou os técnicos credenciados, no caso da compra ser via internet, entre em contato com nosso SAC pelo telefone 0800 008 8999 das 08:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.

Ar condicionado é prejudicial à saúde?

Não, mas é importante que a limpeza dos filtros seja efetuada regularmente conforme as indicações do manual do produto e também uma manutenção preventiva após alguns anos de uso.

O que é importante cuidar antes de comprar um ar condicionado?

Primeiramente o cálculo correto de carga térmica necessária para atender o ambiente à ser climatizado, posteriormente deve ser contratado uma empresa credenciada ou rede autorizada que farão a instalação.

O que é importante cuidar antes de instalar um ar condicionado?

Os cuidados mais comuns são: Alimentação elétrica - tensão, se possui dreno (onde será escoada a água), dimensionamento da carga térmica, viabilidade local onde será instalado e quem irá instalar.

Com quem devo entrar em contato em caso de defeito?

Diretamente com a rede autorizada do fabricante ou a empresa que instalou o produto (caso seja credenciada ao fabricante).

O Ar Condicionado faz muito barulho?

Sim, possui um leve ruído, no caso dos Splits, o barulho maior está na unidade externa (onde fica a maior fonte de ruído que é o compressor) diminuindo portanto, os ruídos na unidade interna.

É normal pingar água no ar condicionado?

Sim, mas devem ser devidamente drenadas.

Recebi o ar condicionado errado, o que devo fazer?

Entre em contato com nosso SAC pelo telefone  0800 008 8999 das 08:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.

Gostaria de cancelar minha compra, como devo proceder?

Entre em contato com nosso SAC pelo telefone  0800 008 8999 das 08:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.

Meu Ar Condicionado está com defeito, o que devo fazer?

Deve entrar em contato com a rede autorizada do fabricante ou instalador credenciado pelo mesmo.

Posso instalar atrás de uma cortina?

Não é indicado, mas se for inevitável sempre abra a cortina liberando por completo o fluxo de ar quando for utilizar o aparelho.

Posso utilizar um transformador?

Não.

Meu apartamento já possui espera para o Ar Condicionado, quais cuidados antes de realizar a compra?

É fundamental saber as bitolas da pré-instalação feita para que a compra seja correta.

Meu ar condicionado não está gelando/esquentando, o que devo fazer?

Primeiramente conferir se as operações do controle remoto estão corretas, se as pilhas do controle estão carregadas e se após estas conferencias o produto ainda não funcionar, entre em contato com a rede de assistência técnica ou instalador credenciado.

Com que frequência devo fazer a manutenção do meu ar condicionado?

O Split não requer um programa de manutenção, o item à ser cuidado é o sistema de filtragem que deve ser limpo conforme as instruções do manual.

Como eu confiro o produto que está sendo entregue com a nota fiscal apresentada?

Na caixa é colado etiquetas informativas do produto que constam na nota fiscal.

O que pode acontecer se eu comprar uma capacidade maior ou menor do que o necessário?

A climatização do ambiente não será atendida, em casos de capacidade maior resultará em custos desnecessários.

Qual o prazo de garantia dos aparelhos?

Varia conforme cada fabricante, consulte os prazos de garantia na ficha técnica de cada produto em nosso site.

A Frigelar faz instalação de Ar Condicionado?

Não.

Posso retirar meu pedido em uma loja física da Frigelar?

Não.

Posso devolver um produto em uma loja física da Frigelar?

Não, o processo de devolução está explicado no tópico Trocas e Devoluções.

No momento da entrega do pedido, devo abrir a embalagem?

Sim, é muito importante abrir a embalagem e conferir a integridade do produto na entrega do mesmo, pois no trajeto pode ter havido alguma situação onde o produto tenha sofrido algum tipo de ocorrência , iniciando-se assim o processo de devolução do mesmo conforme os procedimentos descritos no tópico Trocas e Devoluções.

Se no momento da entrega a embalagem estiver aberta ou amassada, o que devo fazer?

Não aceite o produto nestas condições, devolva o produto conforme os procedimentos descritos no tópico Trocas e Devoluções.

7
7